Sexta-feira, 29 de outubro de 2010, atualizada às 18h38

UFJF é vice no Campeonato Carioca de Vôlei

Clecius Campos
Repórter

A equipe da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi vice-campeã no Campeonato Carioca de Vôlei. A final ocorreu na última quinta-feira, 28 de outubro, em Niterói. Na ocasião, a UFJF perdeu para o time de Volta Redonda. Apesar da derrota na final, o técnico da equipe juizforana, Maurício Bara, afirma que o objetivo do grupo foi alcançado. "A proposta de chegar à final foi conquistada e, além disso, fizemos dois jogos muito competitivos. Conhecíamos a superioridade da equipe do Volta Redonda, que disputa a Superliga, a primeira divisão nacional do esporte. Temos a sensação de que o caminho da equipe está sendo traçado e que vamos colhendo os frutos pouco a pouco."

A UFJF começou o jogo vencendo o primeiro set por 26 a 24, mas não conseguiu manter a pressão sobre o time do Vale do Aço, que se sobressaiu e fechou a partida por 3 sets a 1. As parciais foram 24/26, 25/21, 25/15 e 25/18. Segundo Bara, jogar competitivamente é um ganho para os atletas. "O projeto tem apenas três anos e ter chegado na final foi um feito realmente significativo. O destaque vai para a vontade coletiva de fazer esse resultado acontecer." Há 20 anos, Juiz de Fora não tinha uma equipe de vôlei disputando um campeonato estadual.

Próximos desafios

A equipe da UFJF disputa, na primeira quinzena de novembro, o Torneio Show de Bola, em Barbacena. Nos dias 6 e 7, os jogadores da categoria juvenil entram em quadra. De 13 a 15, é a vez dos atletas adultos. "O objetivo é defender nossos títulos, buscando o tricampeonato na categoria juvenil e o bicampeonato no adulto." No início de dezembro, os mais jovens disputam o Campeonato Mineiro Juvenil. "Não conhecemos bem os adversários, mas vamos lutar pela competitividade. A intenção é também proporcionar experiência aos jovens para que possamos manter o esporte vivo em Juiz de Fora."

Os textos são revisados por Thaísa Hosken