Segunda-feira, 29 de novembro de 2010, atualizada às 12h30

Alexandre Ank conquista ouro no Rio de Janeiro e fica mais perto de se classificar para os Jogos Pan-americanos do México

Aline Furtado
Repórter
Alexandre Ank

O mesatenista juizforano, atleta do Tupynambás, Alexandre Ank, conquistou medalha de ouro por equipe, jogando nas categorias individual e dupla, durante sua participação no 2º Brazilian Open for Disabled, realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 25 e 28 de novembro.

Com a vitória, o atleta fica cada vez mais perto de confirmar sua participação nos Jogos Pan-americanos do México, marcados para 2011. Ank teve destaque, ainda, no Mundial Aberto Internacional da Argentina, realizado entre os dias 11 e 15 de novembro, quando conquistou medalha de bronze.

"Participar de competições internacionais e conseguir bons resultados faz com que eu melhore meu desempenho no ranking, por meio da pontuação", destaca, lembrando que, para conseguir uma vaga nas Paraolimpíadas de Londres, em 2012, é necessário estar entre os 20 melhores mesatenistas do mundo. Com sua participação nas Paraolimpíadas de Pequim, em 2008, o atleta passou a configurar na 16ª posição do ranking internacional.

Fechando as participações deste ano, Ank vai disputar, no dia 18 de dezembro, o Campeonato Mineiro, em Betim.

Falta de incentivo

Afastado das competições por um longo período, devido a uma lesão, o atleta destaca que já está preparado para as disputas. Para ele, a maior dificuldade tem sido a falta de incentivo ao esporte como um todo. "Infelizmente, não há apoio aos atletas de Juiz de Fora", critica.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken