Terça-feira, 22 de março de 2011, atualizada às 18h26

Juiz de Fora é candidata oficial a ser local de treinamento dos Jogos Olímpicos de 2016

Aline Furtado
Repórter

Com a inscrição devidamente preenchida, Juiz de Fora é candidata oficial a ser um local de treinamento das equipes dos Jogos Olímpicos de 2016, que terão como cidade-sede o Rio de Janeiro, e contarão com 28 modalidades esportivas.

Seguindo o regulamento, a Secretraria de Esporte e Lazer (SEL) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) enviaram, junto à inscrição, as informações sobre a infraestrutura da cidade, incluindo transporte, hospedagem e serviços médicos próximos aos possíveis locais de treinamento, conforme exigência das seletivas iniciais do processo de definição dos municípios.

O resultado das cidades que participarão das etapas seguintes será divulgado pelo Comitê Rio 2016 no dia 15 de abril. Entre as possíveis instalações de Juiz de Fora que poderão servir como locais de treinamento estão o Estádio Municipal Radialista Mário Helênio e o Ginásio Poliesportivo, que está em fase de construção, além do complexo esportivo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Renato Miranda, a cidade conta com pontos favoráveis tanto esportivos quanto fora do âmbito do esporte. "Falando do que temos hoje, creio que contamos com vantagens em esportes como futebol de campo e de quadra, como vôlei, basquete e handebol. Isso por termos bons equipamentos para a realização destas práticas esportivas." Além disso, Miranda destaca a pista de atletismo da UFJF como um importante diferencial para Juiz de Fora.

Com relação aos pontos favoráveis fora do campo esportivo, o secretário destaca a qualidade das redes de hotéis e hospitalar, a operação do Aeroporto Regional da Zona da Mata, além do clima do município. "Se pensarmos em uma cidade com temperatura média de 34º C, fica difícil imaginar que uma equipe europeia vá optar por treinar neste local." Entre os benefícios apontados por Miranda com relação à possível escolha de Juiz de Fora estão os investimentos em diversas áreas, como esportiva, econômica e cultural. Caso seja selecionada, representantes dos esportes da cidade participarão do Seminário de Capacitação de Gestores, que será realizado no dia 5 de maio.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken