Caminhada pela Paz Familiares e amigos de Bernardo Velloso organizam passeata por justi?a. Pais do menino Jo?o H?lio e de outras v?timas da viol?ncia aderem ? causa

Fernanda Leonel
Rep?rter
02/03/2007

Na tarde desta sexta-feira, a emo??o e o desejo de justi?a tomaram conta do Parque Halfeld. A partir das 13h, amigos, familiares e adeptos ? causa se juntaram no cora??o da cidade para pedir aten??o aos casos de viol?ncia e de barb?rie que est?o ganhando o cotidiano.

Os pais do adolescente Bernardo Velloso, de 16 anos, organizaram a manifesta??o pela paz. O estudante foi assassinado na sa?da de uma festa de bebida liberada, no dia 04 de fevereiro, no Bairro Teixeiras.

"N?o queremos deixar que tudo passe e fique esquecido. Se a gente n?o acordar para a viol?ncia que est? a nossa volta, n?o sei onde vamos parar. A sociedade tem que se mobilizar, principalmente, a partir do momento que isso tudo acontece todo o dia, e que infelizmente, quase sempre tem um final tr?gico como a hist?ria de meu filho", desabafa Maur?cio Rezende, pai de Bernardo.

Maur?cio se juntou a outros pais de jovens e adolescentes de Juiz de Fora que morreram em raz?o de viol?ncia nas ruas. Cartazes traziam fotos das v?timas e apelos para que a sociedade encontre uma maneira de reverter a situa??o, classificado por eles como "insustent?vel".

Os pais do menino Jo?o H?lio, arrastado por sete quil?metros preso ao cinto de seguran?a depois de um assalto no Rio de Janeiro, tamb?m vieram participar da luta e mais uma vez pedir que a morte de seu filho n?o seja em v?o - frase estampada na camiseta que vestiam.

pais de Jo?o H?lio "O fato de estarmos aqui em pra?a p?blica ? algo que h? um m?s n?o imaginar?amos. ? algo bem diferente da vida que t?nhamos. A gente tinha uma vida caseira, viv?amos para os nosso filhos. ? uma mudan?a bem radical, mas que precisa acontecer, porque n?o d? pra ficar calado com toda essa viol?ncia", explicou Rosa Fernandes, m?e de Jo?o H?lio (na foto ao lado, com o marido).

O casal veio do Rio especialmente para a ocasi?o. "Sentimos uma dor muito grande e a ajuda das pessoas foi confortante. N?o vamos ter nosso filho de volta, mas ver as pessoas preocupadas nos confortou. Agora queremos que eles se indignem e que lutem para que o que aconteceu com a gente n?o aconte?a com seus filhos e netos. ? preciso dar ?s m?os a outros pais. Nossa dor junta ? mais forte".

foto de cartazes pedindo justi?a foto de cartazes pedindo justi?a

Os manifestantes caminharam pelo Parque Halfeld, em dire??o ao F?rum Benjamin Colluci, ao som dos gritos que pediam justi?a. E a passeata foi ganhando cada vez mais adeptos, a medida que todos que passavam pelo local, entendiam que ali se pedia por Bernardo, Jo?o H?lio e v?rias outras v?timas do crime.

foto de cartazes pedindo justi?a foto de cartazes pedindo justi?a

Abra?os de solidariedade n?o faltaram. Quem passava pelo local acabou comovido com a for?a de luta desses pais que querem transformar sua dor em esperan?a. "Que n?o seja em v?o", resumiram os pais de Jo?o H?lio.

foto das pessoas abra?ando os pais foto das pessoas abra?ando os pais