A depress?o entre animais ? um mito
Fique tranq?ilo. Os animais ficam tristes, sim. Mas veterin?rios garantem que s?o altera?es comportamentais, mas n?o ? depress?o

Marinella Souza
*Colabora??o
05/06/2008

Sabe quando o seu c?ozinho fica meio triste, sem ?nimo para brincar e correr? As pessoas normalmente dizem que ele est? com depress?o, mas isso n?o ? verdade. A veterin?ria K?tia Mafra (foto abaixo) explica que n?o existe depress?o entre os animaizinhos.

"? muito dif?cil dizer que existe depress?o em animais. ? verdade que eles sofrem algumas altera?es comportamentais, mas n?o ? exatamente depress?o". Segundo K?tia, os dist?rbios do animais est?o mais ligado ? ansiedade, o que acontece ? que as pessoas associam a tristeza dos bichinhos ? depress?o, o que n?o ? correto.

"Ao contr?rio do que se pensa, os animais t?m sentimento e altera?es na rotina, perda do companheiro ou de algu?m da casa pode provocar altera?es. Cada animal reage a isso de uma maneira: uns ficam el?tricos, outros tristes, outros ainda lambem a pata at? provocar ferida. Depende muito do animal", explica.

Foto: pontos
 da castra??o O veterin?rio Edney Reis alerta ainda para o fato de que muitas doen?as se confundem com os sintomas atribu?dos ? depress?o e isso pode ser perigoso. "O cachorro pode estar isolado por estar sentindo dor, com febre e o dono nem desconfia".

Ele relembra do caso de uma cadelinha que se mostrava ap?tica e os donos achavam que a tristeza se devia ao fato de que estavam de mudan?a. "Na verdade, ela estava com piometra, uma doen?a grav?ssima, em estado avan?ado. Chegou ? cl?nica e teve que ser operada ?s pressas. No fim deu tudo certo, mas ? um risco".

Antes de criar motivos para a tristeza de seu c?ozinho, os veterin?rios orientam que ? preciso descartar todas as doen?as sist?micas para depois tratar a ansiedade. Edney ensina que ? preciso ter olho cl?nico para detectar os primeiros sintomas da ansiedade.

"No in?cio, normalmente os sintomas passam batido, a pessoa s? percebe quando as altera?es est?o muito avan?adas. O risco disso ? n?o conseguir controlar o animal e, se ele tiver tend?ncia a epilepsia, pode desenvolver crises convulsivas". Fora isso, K?tia ressalta que "qualquer n?vel de estresse abaixa a imunidade do cachorro, deixando-o mais vulner?veis a outras doen?as".

Sintomas e tratamento

Os principais sintomas dos dist?rbios de ansiedade s?o altera?es na rotina e no comportamento do animal. Por exemplo, se ele tem o h?bito de fazer festa com as pessoas da casa e de repente n?o faz mais, se lambe a pata com muita intensidade, se est? sempre desenvolvendo doen?as de pele, se passou a roer m?veis e roupas, fazer xixi fora do lugar em que est? acostumado h? grande probabilidade de estar com ansiedade.

Foto: cadelas
castradas Mas os veterin?rios comentam que, se as altera?es n?o estiverem causando danos nem ao animal nem aos donos, n?o h? problema."Muitos animais desenvolvem a ansiedade em um n?vel pequeno e tanto animal quanto o dono convivem bem com isso. N?o ? porque um animal est? lambendo a pata que est? ansioso", explica K?tia.

Edney avalia que algumas situa?es provocam altera?es no comportamento do animal e ? uma coisa transit?ria. "? aquela tristeza que d? no cachorro quando o dono viaja, por exemplo, ou quando ele fica sozinho por muito tempo. Isso ? normal". Eles ensinam que o c?o ? um animal de grupo e quando fica isolado tende a ter uma redu??o na atividade, baixa motiva??o, aparentando apatia.

Normalmente, o que um c?ozinho estressado precisa ? de mais atividade f?sica. Medicamentos s?o utilizados durante um tempo pr?-estabelecido e apenas para ajudar no tratamento. O principal, garantem, ? ver o que se pode mudar na rotina do animal. Um dos grandes motivos da ansiedade animal ? o cuidado excessivo que nos habituamos a dar aos bichinhos.

Edney comenta que os c?es foram domesticados porque aceitaram a lideran?a, mas hoje n?s invertemos isso. "A partir do momento que tratamos nossos c?es como se fossem gente, eles se sentem os l?deres da casa. Nessa posi??o, eles t?m que estar atentos a tudo o que acontece, isso gera uma ansiedade muito grande".