• Assinantes
  • Esporte
    Quinta-feira, 14 de abril de 2011, atualizada às 13h50

    Encontro para divulgar a capoeira será realizado em Juiz de Fora

    Victor Machado
    *Colaboração
    Foto de roda de capoeira

    Um encontro para divulgar a capoeira será realizado nesta sexta-feira, 15 de março, e neste sábado, 16 de março, em Juiz de Fora. O Encontro Cultural de Capoeiristas tem como objetivo a discussão das influências socioculturais da capoeira e a integração entre os praticantes.

    Um curso ministrado pelos mestres Jô, Paulo Azarias e Adenilde Bispo, no Instituto Jesus, irá abrir o encontro, nesta sexta-feira, às 19h30. Os mestres pretendem fazer uma introdução da história da capoeira, para crianças e adolescentes e discutir, elementos culturais que estão presentes na manifestação.

    O encontro terá a apresentação de diversos grupos de capoeira e escolas. Segundo a organização do evento, no local serão apresentadas manifestações afro-brasileiras, entre elas o samba de roda, o maculelê e a própria capoeira. Mais de 30 instituições foram convidadas para o evento.

    De acordo com o professor Jaguar, o projeto foi desenvolvido em várias escolas, com a realização de palestras e, agora, será realizado o encontro. Ele afirma que o aspecto afetivo é uma das principais importâncias da capoeira para a formação das crianças. "É um jogo que não tem diferenças, todo mundo é igual." Ele acrescenta que o jovem que pratica a capoeira fica com a coordenação motora melhor.

    Jaguar explica que a capoeira tem uma importância para a sociedade brasileira, porque se trata de uma luta genuinamente brasileira, trazida da África e desenvolvida no Brasil. "É uma luta que traz a história brasileira atrelada a ela. Portanto, além de um jogo, é uma manifestação cultural."

    O projeto, que é financiado pela Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, ainda prevê o lançamento de um CD, com registros fotográficos e audiovisuais dos dias de eventos para serem distribuídos em escolas, grupos e associações participantes. Ao todo, serão produzidas cem cópias.

    *Victor Machado é estudante do 7º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.