Sexta-feira, 14 de outubro de 2011, atualizada às 19h22

Seminário esclarece requisitos que definem um Centro de Treinamento de Seleção

  Da Redação
copa

Foi sediado nesta sexta-feira, 14 de outubro, em Juiz de Fora o II Seminário de Centros de Treinamento de Seleção (CTS). No evento, o ex-jogador da Seleção Brasileira de Futebol, campeão do mundo em 1994, Ricardo Rocha, passou para os participantes do seminário os critérios e características importantes para a escolha de um CTS.

O objetivo do evento foi esclarecer para as 19 cidades mineiras pré-candidatas a serem CTS os requisitos necessários para acolher uma seleção internacional de futebol durante a Copa do Mundo. Ao todo 19 cidades mineiras são candidatas a CTS: Araxá, Caeté, Caxambu, Divinópolis, Extrema, Formiga, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Lagoa Santa, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Sacramento, Sete Lagoas, Uberaba, Uberlândia e Varginha.

Em sua palestra, Ricardo Rocha contou de suas experiências nas duas Copas do Mundo que participou como jogador (1990/1994), além de outras duas nas quais foi como observador. Segundo Rocha, o mais importante é a qualidade do campo de treinamento. O ex-jogador destacou que não adianta ter um bom hotel se não houver nele uma boa sala de musculação e de fisioterapia, além de piscina aquecida e internet banda larga.

A segunda parte do evento ocorreu à tarde, com palestra de representantes da Match — empresa contratada pela FIFA para tratar de hospitalidade durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Assuntos como exigência e prazos para preparação do hotel, inspeções, e a experiência na África do Sul serão tratados.

Pré-requisitos para CTS

A escolha de um CTS está baseada em critérios rigorosos de avaliação de hotéis, aeroportos e campos de treinamento.

Hotel

O hotel deve ter disponibilidade de mínimo de 55 quartos com ar-condicionado ou aquecedor (considerando o clima na região nos meses de junho e julho). Algumas seleções podem precisar de cem quartos ou mais. O serviço de restaurante deve atender, no mínimo, 55 pessoas, estilo buffet, que seja reservado 24 horas para uso exclusivo da seleção. A sala para conferência de imprensa deve ter estilo cinema e capacidade mínima de cem pessoas.

Aeroporto

A cidade deve ser próxima de um aeroporto, com capacidade para receber aeronaves de aproximadamente 120 passageiros e que permita voos noturnos. As seleções exigem uma distância máxima de até 60 minutos de deslocamento hotel-aeroporto, via ônibus.

Centro de treinamento

O centro de treinamento deve ter, pelo menos, um campo em excelentes condições e medidas oficiais, além de SPA, piscina e área fitness. O tempo de deslocamento hotel-centro de treinamento, em ônibus, deve ser de, no máximo, 20 minuto.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken