• Assinantes
  • Esporte
    Segunda-feira, 25 de junho de 2012, atualizada às 12h30

    JF Rugby vence o Uberlândia e conquista o 5º lugar no Campeonato Mineiro

    Nathália Carvalho
    *Colaboração
    Campeonato Mineiro de Rugby

    O time de Juiz de Fora conquistou o quinto lugar na terceira edição do Campeonato Mineiro de Rugby, após vencer o time de Uberlândia por 20 a 0, na manhã do último domingo, 24 de junho. O confronto foi realizado na cidade de Sete Lagoas, na Arena do Jacaré, palco das quatro disputas finais do Estadual. O título ficou com o time de Belo Horizonte, que venceu o Varginha Rugby e sagrou-se tricampeão.

    De acordo com o ponta Leandro Grisoni, a disputa foi acirrada. "O time de Uberlândia era muito rápido e o nosso, um pouco mais pesado, porém mais forte. A nossa função foi defender o bom ataque deles, pressionando e escapando pelas laterais". Foram 14 pontos conquistados nos dois tries com direito a conversão e outros dois chutes de penalidade, que somaram mais seis, finalizando os 20 pontos e garantindo a vitória sem nenhum ponto adversário. "A defesa eficiente do nosso time foi decisiva para o resultado positivo", acrescenta Grisoni.

    Além disso, o jogador acredita que a conquista do quinto lugar reflete uma grande vitória para o time. "O resultado mostra que estamos com um time competitivo e, caso mantivermos o treinamento regular ao longo do ano, vamos voltar com mais força no próximo campeonato, buscando a terceira e, quem sabe, a segunda colocação." Atualmente, os treinos estão sendo realizados duas vezes por semana: no sábado, ocorre na ABCR, na Zona Norte; no domingo, as atividades são no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

    Os capivaras, como são conhecidos os 22 atletas do time juiz-forano, não possuem patrocínio e têm enfrentado as disputas com algumas dificuldades. "Tivemos seis viagens ao longo do Mineiro e contamos com apoio da Prefeitura de Juiz de Fora [PJF] nas três primeiras, mas o dinheiro para manter o time sai do nosso bolso."

    Campeonato Mineiro de Rugby Campeonato Mineiro de Rugby Campeonato Mineiro de Rugby

    Projetos

    Grisoni comenta que a ideia do time, agora, é manter os treinamentos para os dois possíveis amistosos. O primeiro já está marcado e será contra o time de Cabo Frio. Haverá, ainda, a preparação para os campeonatos de Seven, outra modalidade do rugby, que exige a presença de sete jogadores. As duas disputas serão realizadas no segundo semestre. "Nós estamos acostumados a jogar o Union, que é composto por 15 atletas. O Seven é uma modalidade mais rápida porque é realizado no campo normal e com menos pessoas. Vamos disputar visando o título e pretendemos trazer o campeonato para Juiz de Fora, posteriormente."

    Outro projeto para o segundo semestre é a aproximação do esporte com algumas comunidades da cidade, por meio do programa Tag Rugby. A ideia é difundir o rugby, levando o projeto para as crianças dos bairros. "Esse é um tipo de jogo que desenvolve a concentração, a agilidade e a força das crianças." O Tag funciona da mesma maneira que o convencional, com as trocas de passes e posicionamento, mas ao invés do tackle (momento em que derruba-se um jogador), o objetivo é pegar uma bandeira presa na cintura do jogador.

    História

    O JF Rugby participou de todas as três edições do Campeonato Mineiro. A origem da prática do esporte em Juiz de Fora remete ao ano de 1998, quando o professor de Educação Física, Lom Lustosa, reuniu um grupo de amigos para jogar. Desta iniciativa nasceu a Associação Juiz-forana de Rugby, que quase se dissolveu devido às dificuldades para conseguir local para treinar. De mais uma dificuldade, surgiu a vontade de consolidar o esporte na cidade.

    *Nathália Carvalho é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF

    Os textos são revisados por Mariana Benicá

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.