Inscrições para o Enade podem ser feitas até o dia 19 de agosto

Por

Quinta-feira, 21 de julho de 2011, atualizada às 17h08

Inscrições para o Enade podem ser feitas até o dia 19 de agosto

Da Redação

As inscrições para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) podem ser feitas até o dia 19 de agosto. Instituições de ensino superior podem inscrever seus alunos, por meio de suas respectivas coordenações de curso, para a prova que será realizada no dia 6 de novembro, às 13h.

Neste ano os cursos avaliados serão Arquitetura e Urbanismo, Engenharia (todas as modalidades), Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Química, Pedagogia, Educação Física, Artes e Música. Também serão avaliados alunos dos cursos de tecnólogo em alimentos, construção de edifícios, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental. 

Serão inscritos no Enade todos ingressantes dos referidos cursos, além dos alunos que tenham concluído pelo menos 80% da carga horária. Contudo, realizarão a prova apenas estes últimos. Todos ingressantes estão dispensados, juntamente com os estudantes que colarem grau até 31 de agosto e os que estiverem em atividades curriculares no exterior. O aluno habilitado que não realizar o exame entra em situação de irregularidade e não poderá receber o diploma.

Entre os dias 22 e 31 de agosto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgará a lista de inscritos para consulta pública. Qualquer erro ou solicitação de alteração deve ser informado pelo aluno à coordenação do curso, para que ela faça o ajuste junto ao Ministério da Educação (MEC). O estudante também deverá responder a um questionário obrigatório, entre os dias 7 de outubro e 6 de novembro.

A prova será composta de 30 questões específicas e dez de conhecimento geral. Os resultados servirão de indicativo da qualidade do curso. Se o resultado da avaliação for menor do que 3 (escala de 1 a 5), o curso pode sofrer sanções ou ser fechado.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken