Ter?a-feira, dia 22 de janeiro de 2008, atualizada ?s 12h19

Em Juiz de Fora, as vendas do com?rcio foram maiores que a m?dia nacional, em 2007


Priscila Magalh?es
Rep?rter

Juiz de Fora registrou um aumento de 13,48% nas vendas do com?rcio, de janeiro a dezembro de 2007, em compara??o com o mesmo per?odo de 2006, segundo dados da C?mara de Dirigentes Logistas de Juiz de Fora (CDL/JF). Um crescimento maior que a m?dia nacional registrada pelo Serasa, que foi de 9,6%, a maior dos ?ltimos seis anos.

O presidente da CDL/JF, Vandir Domingos da Silva, diz que as vendas superaram as expectativas. "O resultado do ano passado foi muito bom, mas quer?amos ter vendido mais. A facilidade das formas de pagamento e o Natal contribu?ram para o aumento das vendas".

Segundo o Serasa, nas lojas do varejo especializado (lojas de eletroeletr?nicos, ve?culos, materiais de constru??o etc), o incremento foi de 12,3% e no varejo de alimentos e bebidas foi de 6,6%. Para a entidade, esse aumento est? ligado ? facilidade do cr?dito e ao estabelecimento de prazos mais longos para pagamento, como ? o caso de produtos mais caros, como os autom?veis, que dependem de financiamento. O emprego formal e o aumento salarial tamb?m foram determinantes para este crescimento no pa?s.

Apesar do aumento nas vendas, em Juiz de Fora, Vandir diz que vender mais n?o significa que os lucros aumentaram. "O aumento do prazo para os clientes, o aumento dos impostos e as taxas pagas para o uso do cart?o tamb?m contribu?ram para reduzir o lucro dos comerciantes", completa. Para 2008, as expectativas s?o boas. "Acreditamos que 2008 vai ser melhor que o ano passado e a abertura do shopping vai revitalizar o com?rcio".