Terça-feira, 6 de novembro de 2012, atualizada às 19h10

Juiz de Fora recebe mais de 2 mil atletas nos Jogos de Minas 2012

Da Redação
Jogos de Minas

Juiz de Fora irá receber, entre os dias 14 e 18 de novembro, mais de 2.200 atletas de todo o Estado para a disputa das modalidades coletivas do programa Minas Olímpica Jogos de Minas 2012. Serão 55 municípios representados em competições de basquetebol, futsal, handebol e voleibol, em ambos os naipes.

A disputa é uma ação de política pública do Governo de Minas Gerais, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), em parceria com as Federações Esportivas Mineiras as prefeituras municipais, sendo executada pelo IBDEEC. Em Juiz de Fora, o evento conta com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL).

Neste ano, com a mudança de formato da competição, que anteriormente era chamada de Jogos do Interior de Minas (Jimi), também participam atletas de clubes e entidades de Belo Horizonte, o que contribuirá para a elevação do nível técnico do evento. Minas Tênis Clube, Esporte Clube Mackenzie e Abesc serão os representantes da capital. A cerimônia de abertura da etapa, com participação obrigatória de todas as cidades envolvidas, está programada para o dia 14, às 20h30, no ginásio do Sport Club, localizado na avenida Rio Branco, Centro.

Times e disputas

Por ser a cidade sede, Juiz de Fora terá equipes em todas as modalidades: no basquetebol feminino, o representante é o time do PBF/Olímpico e, no masculino, o Vianna Júnior; no voleibol feminino, Vianna Júnior também será o representante local, enquanto no masculino, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tentará o bicampeonato. No futsal feminino, a equipe ADJF/Vianna Júnior entra na disputa e, no masculino, o Clube Bom Pastor busca a primeira colocação. Nos dois naipes do handebol, a ADJF/Vianna Júnior tentará a vitória.

As disputas do basquetebol acontecerão nos ginásios do Sport Club e do Sesi. Já as partidas do futsal, estão programadas para as quadras da Associação Atlética Banco do Brasil e Tupynambás. Os confrontos do handebol acontecerão no Cascatinha Country Club e na UFJF. Os torneios do voleibol ocorrerão no Clube Bom Pastor e também no ginásio da UFJF. A tabela com a programação completa de todos os jogos pode ser conferida através do site oficial do evento.

JF em segundo lugar

Após a realização da etapa estadual dos esportes individuais, em setembro, Juiz de Fora assegurou a segunda colocação nos Jogos de Minas com um total de cem medalhas, sendo 43 de ouro, 33 de prata e 24 de bronze. Com o resultado, a cidade permanece atrás apenas de Uberlândia, que soma 124 medalhas: 69 ouros, 39 pratas e 16 bronzes. Em terceiro lugar aparece Belo Horizonte, com 42 medalhas no total.

Os textos são revisados por Juliana França

ACESSA.com - Juiz de Fora recebe mais de 2 mil atletas nos Jogos de Minas 2012