Decoração de Natal pede cuidados especiais. Confira as dicas

Por

Decora??o de Natal pede cuidados especiais. Confira as dicas
Terça-feira, 27 de novembro de 2012, atualizada às 15h30

Decoração de Natal pede cuidados especiais. Confira as dicas

Da Redação

Com a aproximação do Natal, celebrado no dia 25 de dezembro, inicia-se a época de instalação de enfeites luminosos em casas, lojas e nas ruas. A decoração especial já pode ser vista em vários locais de Juiz de Fora, mas é importante lembrar dos cuidados que devem ser tomados na hora de deixar o local com ar mais natalino.

De acordo com as informações da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a instalação incorreta pode oferecer riscos à segurança das pessoas. O recomendado, nestes casos, é escolher itens de qualidade, com o melhor nível de isolamento elétrico possível e que sejam, de preferência, aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Além disso, o órgão lembra que é necessário evitar as famosas "gambiarras", como a instalação de muitos enfeites em uma mesma tomada, utilizando adaptadores e multiplicadores popularmente conhecidos como "T" ou "benjamim". Os filtros de linha podem até ser utilizados, desde que seu dispositivo interno de proteção esteja operante e não tenha sofrido alterações.

Neste sentido, para evitar a sobrecarga, é necessária a participação de um eletricista, que irá calcular o que pode ou não ser ligado. O profissional vai adequar o circuito da residência por meio de uma pequena reforma na instalação elétrica. Também é importante ressaltar que existem enfeites antigos incompatíveis com o novo padrão de plugues e tomadas, o que demanda o uso de adaptadores. No entanto, esses aparelhos oferecem os mesmos riscos de já citados.

Outras dicas

Mesmo seguindo as recomendações, os acidentes podem acontecer e, caso haja problemas em instalações elétricas dentro do imóvel, é necessário chamar um eletricista. Já em caso de acidente externo com rede elétrica, basta ligar para o 116. Confira, abaixo, outras dicas para instalar os enfeites com precaução:

  • Para a instalação de lâmpadas decorativas em fachadas, muros, jardins e árvores deve-se respeitar a distância mínima de 1,5 metro em relação à rede elétrica;
  • Muitas árvores de Natal são feitas de arame e os enfeites têm de estar isolados para impedir a energização acidental;
  • Todos os enfeites devem ser bem afixados, para que o vento não os projete contra a fiação da rede elétrica, provocando acidentes graves;
  •  Desligar os enfeites luminosos antes de dormir ou sair de casa pode contribuir para a redução do valor da conta de energia e evitar acidentes;
  • Evite deixar a instalação em área sujeita a chuva ou alagamento;
  • Não instale o conjunto de lâmpadas decorativas em estrutura metálica ou pontiaguda;
  • Dê preferência aos enfeites impermeáveis. Eles são mais seguros e duram mais;
  • Dê preferência às lâmpadas de LED. Além de mais econômicas, não geram aquecimento e são mais brilhantes;