Autumn Flowers Banda finaliza primeiro ?lbum com composi?es pr?prias


Rita Couto
Colabora??o
26/07/2005
Com influ?ncias de m?sica erudita e de bandas tradicionais de heavy metal, a Autumn Flowers surgiu em 1998 e, desde ent?o, faz sucesso entre o p?blico metal de Juiz de Fora e regi?o.

Composta por Maur?cio Fernandes (guitarra), Leandro Trombini (voz e guitarra), Camilo Rangel (bateria), Henrique Goulart (baixo) e Diogo Dadalti (teclado e violino), a banda faz um som ecl?tico, que, segundo Maur?cio, n?o pode ser definido.

"Temos todos os tipos de influ?ncias. Desde m?sica cl?ssica, principalmente por causa do violino, at? Black Sabbath, por exemplo. Gostamos de fazer um som variado dentro do heavy metal, especialmente doom metal", explica Fernandes.

Composi?es
No in?cio, a Autumn Flowers fazia principalmente covers de grandes nomes do heavy, mas hoje se dedica, exclusivamente, ?s composi?es pr?prias. A maioria das letras s?o escritas por Henrique e a parte instrumental fica quase toda por conta de Leandro. As inspira?es s?o variadas. "As nossas m?sicas falam sobre tudo. Sentimentos, fatos que acontecem com freq??ncia nas nossas vidas, tudo pode virar letra", conta Maur?cio (foto ao lado).

As m?sicas s?o todas em ingl?s. Leandro diz que a banda j? tentou escrever em portugu?s, mas "parece que n?o encaixa com o som, n?o tem a cara de metal".

Festivais e grava?es
Participando da primeira edi??o do Festival de Bandas Novas, a banda foi uma das vencedoras e ganhou a grava??o de uma demo com tr?s faixas.

"Fizemos c?pias da demo, vendemos e distribu?mos em r?dios. Colocamos tamb?m as can?es em um site de mp3 e o sucesso foi total", diz o guitarrista. "Ficamos por meses entre as duas primeiras m?sicas mais ouvidas na Am?rica Latina e fizemos shows no estado do Rio e na Zona da Mata, al?m de Juiz de Fora", lembra orgulhoso.

H? dois anos a Autumn Flowers prepara um cd, cujo lan?amento foi atrasado por um epis?dio que at? parece cena de filme.

"J? t?nhamos gravado tudo, quando recebi um telefonema do respons?vel do est?dio. O computador tinha sido roubado, a atendente foi feita de ref?m, ele n?o tinha feito backup e ent?o o nosso trabalho estava perdido. Isso aconteceu justamente no m?s em que est?vamos completando um ano de grava??o", conta Fernandes.

Assim, a banda teve que refazer todo o trabalho, o que permitiu que fosse aperfei?oado.

"Gravamos de novo, mais r?pido e com algumas coisas melhores. O cd deve ser lan?ado at? o fim do ano", finaliza.

Por que Autumn Flowers?

Antes de escolherem Autumn Flowers, a banda teve v?rias denomina?es, como Damasceno. A id?ia do nome atual partiu da sugest?o de um amigo.

"Achamos um nome meio paradoxal, flores de outono. Mas, como soa legal, deixamos assim mesmo", revela Maur?cio.

*Rita Couto ? estudante do terceiro per?odo de Comunica??o Social da UFJF