Shiatsu Facial

Por

Shiatsu facial T?cnica acelera a recupera??o em cirurgias pl?sticas, tonifica
a musculatura facial dentre outros benef?cios


Daniele Gruppi
Rep?rter
19/04/2008

O shiatsu facial ? uma t?cnica massoterap?utica origin?ria do Jap?o h? mais de cinco mil anos. Segundo a terapeuta em medicina oriental, Janice Pizziollo, as pessoas que cuidavam dos imperadores estavam sempre na busca de recursos que revigorassem os governantes, com o objetivo de passar a id?ia para a popula??o da eterna juventude das autoridades e de suas fam?lias.

Entretanto, a t?cnica n?o ? s? recomendada para tratamentos de rejuvenescimentos. Trata-se de uma massagem que pressiona partes da face e do corpo com a ponta dos dedos, harmonizando a estrutura energ?tica e proporcionando a regulamenta??o do organismo.

Janice Pizziollo trabalha h? 10 anos com shiatsu, em casos terap?uticos, e h? dois se dedica ao trabalho com a face. Ela indica o shiatsu facial para quem sofre de disfus?o de ATM, enxaqueca, sinusite, rinite al?rgica, paralisia facial e envelhecimento precoce. "? aplicada em parceria com outros profissionais da ?rea de sa?de, como ortopedistas, fisioterapeutas, dentistas e fonoaudi?logos. ? um trabalho multidisciplinar".

Ela afirma que ? a t?cnica funciona como um suporte e que deve ser conciliada com a melhora nos h?bitos de vida para que os benef?cios sejam realmente sentidos. "? importante que as pessoas tenham cuidados com a alimenta??o e com postura para dormir, enfim, que tenham consci?ncia de seus costumes".

Janice Pizziollo afirma que mesmo se concentrando s? no rosto, o shiatsu facial ajuda a aumentar a circula??o sang??nea, predisp?e a libera??o de toxinas, diminui a reten??o de l?quido, acelera a recupera??o em cirurgias pl?sticas, tonifica a musculatura facial, al?m de promover melhorias nos quadros al?rgicos.

Ela explica que a t?cnica ? aplicada atrav?s de quatro passos: o primeiro ? a drenagem linf?tica facial e depois o relaxamento. Em seguida, ? feito o chamado kiron facial, que ? a principal etapa do tratamento e, para finalizar, a energiza??o.

Passo a passo do shiatsu facial

Ela come?a o tratamento com o alongamento de toda a musculatura facial e, em seguida, o peitoral. Depois, Janice faz o relaxamento da estrutura que sustenta a cabe?a, ou seja, o colo, pesco?o e a face, pois, geralmente, a musculatura est? contra?da, enrijecida, decorrentes das tens?es da vida di?ria. Ap?s o exerc?cio, ? a vez de realizar a drenagem, que vai proporcionar a libera??o de l?quidos atrav?s das linfas. A drenagem, por?m, oferece contra-indica?es para quem est? com febre, acnes, queimaduras, cicatrizes recentes, mol?stias degenerativas, processos inflamat?rios e c?ncer.

A pr?xima fase ? a kiron facial. S?o as massagens, com leves press?es, nas ?reas de ac?mulo de tens?es. ?, portanto, feita na musculatura do ombro, colo, pesco?o e cabe?a. Logo, chega o momento chamado de arrastamento muscular, cujos movimentos de quem aplica a t?cnica lembram o de animais. Para terminar, ? feito a energiza??o, em que ocorre a troca energ?tica entre profissional e paciente ao t?rmino da sess?o do shiatsu facial.

A t?cnica de manuten??o el?trica, Adalgisa Cunha, ap?s uma sess?o da t?cnica aprovou os efeitos proporcionados pelo shiatsu facial. "Uso aparelho fixo e os m?sculos da face ficam mais tensos, contra?dos. Senti uma soltura neles e tamb?m que a pele ficou mais tonificada".