O Enem se aproxima: faça uma boa redação 

Nome do Colunista Luiz Roberto Martins 1/11/2018

Caros leitores e estudantes! O ENEM se aproxima e com ele a preocupação em ter êxito nas provas. Especificamente, neste artigo, darei algumas dicas interessantes com o objetivo de ajudá-los na redação.  Assuntos de cunho social, político, de caráter científico ou até mesmo cultural podem vir a cair e o candidato deverá escrever um texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, ou seja, um texto opinativo onde se defende um ponto de vista. Diante do tema, uma solução deverá ser apresentada sem desrespeito aos direitos humanos. O aluno deverá sempre ter uma postura crítica em relação ao tópico abordado, e para isso, fazer uso dos seus argumentos na tentativa de convencer o leitor.

A prática da leitura é imprescindível, pois oferece recursos para se expressar de forma clara e objetiva. Não leia somente conteúdos didáticos, fiquem atentos a fatos da atualidade e acompanhem tudo o que está na mídia. Treine sua redação monitorando o tempo. Diante de um tema, selecione as ideias relevantes e as organize através de tópicos.

Com relação à caligrafia, lembre-se que uma letra não legível pode prejudicá-lo. Não falo aqui de uma letra arredondada e perfeita, mas sim, de uma letra capaz de facilitar a pessoa que corrige a redação a ler o conteúdo expresso. O domínio da língua materna é fundamental, portanto, use a norma culta padrão. Não escreva palavras rebuscadas para impressionar a pessoa que irá corrigir sua redação, um vernáculo fora do contexto poderá ser fatal e atrapalhar sua tentativa de convencer o leitor.

Redija seu texto na 3ª pessoa para que fique impessoal. Evite o uso de expressões como: “na minha opinião”, “eu acho”, desta forma, sua redação terá mais credibilidade. No texto dissertativo-argumentativo o aluno deverá elaborar uma proposta de intervenção. O título é opcional. Faça uma introdução e apresente o assunto que será argumentado e discutido em seu texto. Elabore o desenvolvimento com argumentos verdadeiros, o que pode ser feito em três parágrafos. Na conclusão, sintetize as ideias que foram expostas. Lembrem-se do uso dos conectivos, pois são eles que promoverão a compreensão do texto a qual chamamos de coesão textual. Os parágrafos devem estar bem alinhados um ao outro através de uma relação harmoniosa. As palavras devem ser acentuadas corretamente e a pontuação jamais deverá ser esquecida. Trabalhem o emocional e acreditem que tudo dará certo.

Desejo a todos os candidatos muito sucesso. E para você que está lendo este artigo, dou mais esta dica: relaxe e tenha bastante calma! Uma boa prova!

ACESSA.com - O Enem se aproxima: Fa?a uma boa reda??o