Ipatinga vence o Am?rica e atinge a vice-liderança. Time do Vale do A?o pode se tornar l?der no domingo

Por

Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010, atualizada às 12h30

Ipatinga vence o América e atinge a vice-liderança do Mineiro. Time do Vale do Aço pode se tornar líder no domingo

Pablo Cordeiro
*Colaboração

O Ipatinga venceu o América por 3 a 2, na última quarta-feira, 17 de fevereiro, em partida pela quinta rodada do Campeonato Mineiro. A vitória fez com que o Tigre do Aço subisse duas posições na tabela, garantindo a vice-liderança, com dez pontos. O time está atrás apenas do Democrata, com 13 pontos. O América enfrenta situação delicada. Com apenas cinco pontos e três jogos consecutivos sem vencer, o time ocupa a oitava posição. 

No próximo domingo, 21, o Ipatinga pode atingir o topo da tabela, já que vai até Governador Valadares enfrentar o líder Democrata. Caso vença, somará 13 pontos, mas pelo saldo de gols irá superar o adversário. A partida ocorre às 18h30, no Mamudão. Também no domingo, o América Mineiro recebe o Villa Nova, no Mineirão, às 17h, e tem a chance de expulsar a má fase.

Desempenho

O Ipatinga está com 66% de aproveitamento na competição e o que mais chama a atenção na equipe são os bons resultados em partidas difíceis fora de casa. Na verdade, o time ainda não disputou nenhuma partida no Ipatingão, que está em reforma. O primeiro jogo em casa só ocorrerá na sétima rodada, em 27 de fevereiro, contra o América de Teófilo Otoni. Com exceção da derrota para o Tupi na primeira rodada em Juiz de Fora, o Tigre já bateu o Cruzeiro e empatou com o Atlético, no Mineirão. Também em Belo Horizonte, venceu o Uberlândia.

Partida

Disputado desde o início, o jogo entre Ipatinga e América surgiu com ares de clássico. Com  formação mais ofensiva e ao mesmo tempo neutra, 3-5-2, que possibilita armação de jogadas no meio de campo, o técnico Gilson Kleina, do Ipatinga, conseguiu segurar as frequentes investidas do América no começo do jogo.

Ainda superior e jogando em cima dos erros de passe do Tigre, o América abriu o placar aos 21 minutos, quando Irênio cobrou pênalti e converteu. O Ipatinga não se intimidou e foi em busca do empate. Aos 26 minutos, o meia Reina cobrou falta perigosa e Flávio fez boa defesa. Um minuto depois, o zagueiro Patrick empatou para a equipe do Vale do Aço.

Aos 21 minutos da segunda etapa, o Ipatinga conseguiu a virada após cobrança de falta de Afonso. Lançando mão do meio de campo, a equipe do Valo do Aço segurou o ataque americano e, com bom toque de bola, envolveu a defesa adversária em um contra-ataque que rendeu o terceiro gol aos 34 minutos, marcado por Alessandro. Nos acréscimos, o América ainda diminuiu com Joãozinho e acertou a trave do Tigre.

Ipatinga 3 x 2 América
Local: Mineirão
Data: 17/2
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro(FIFA/MG)
Público: 535 pagantes
Renda: R$ 8.250
Gols: Patrick, aos 34 minutos do primeiro tempo, Afonso, aos 21 minutos e Alessandro, aos 34 do segundo tempo (Ipatinga); Irênio, aos 22 do primeiro tempo e Joãozinho, aos 45 do segundo tempo (América)
Escalação
Ipatinga: 1-Douglas, 2-Luizinho, 3-Márcio Alemão, 4-Patrick (13-Afonso, aos 34’1T) (15-Caetano, aos 26’2T), 5-Thiago Matias, 6-Marinho Donizete, 7-Max Carrasco, 8-Jailton (16-Leanderson, aos 22’2T), 9-Hamilton, 10-Reina e 11-Alessandro. Técnico: Gilson Kleina

América: 1-Flávio, 2-Evanilson (16-Luciano, aos 5’2T), 3-Micão, 4-Wellington Paulo, 5-Leandro Ferreira, 6-Zé Rodolpho, 7-Fábio Júnior, 8-Danilo, 9-Moisés, 10- Irênio (15-Rodrigo, aos 14’2T) e 11-Leo (18-Joãozinho, aos 12’2T). Técnico: Marco Aurélio
Cartões Amarelos: Patrick e Thiago Matias (Ipatinga); Leandro Ferreira, Danilo e Rodrigo (América)
Fonte: Federação Mineira de Futebol

*Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes