Juizforana disputa Grand Slam de Taekwondo neste final de semana

Izabella Siqueira, 17, tem a chance de fazer parte da Seleção Brasileira da modalidade, se conquistar um bom resultado

Lucas Soares
Repórter
25/03/2015

Viver da prática de um esporte necessita talento, dedicação, suor, superação e treino. Muito treino. Tanto que às vezes é preciso abdicar de muitas coisas para alcançar os objetivos que são propostos. É atrás de um destes sonhos que a juizforana Izabella Siqueira (foto ao lado) vai neste final de semana, 28 e 29 de março: uma vaga na Seleção Brasileira de Taekwondo.

Para isso, a adolescente, de apenas 17 anos, vem treinando há alguns meses. Parte da Seleção Mineira da modalidade, Izabella, que é atleta já há alguns anos, vai disputar na categoria adulto pela primeira vez, na modalidade de 53kg, na competição mais importante da sua arte marcial. Organizada pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), em parceria com a Federação de Taekwondo de Minas Gerais (FTKDMG), o Grand Slam da modalidade, visa formar a Seleção Brasileira para o ano de 2015, nas categorias Adulto, Juvenil e Cadete.

A atleta conta como será a disputa. "Eu vou ter três lutas para tentar ser campeã e pretendo dar meu máximo nelas. Estou treinando forte desde o começo do ano. Intensifiquei a preparação no último mês, inclusive aos finais de semana. De manhã é um treino mais simples, mais aeróbico, e a tarde é algo mais específico, voltado para competição. Esse ano eu subi de categoria, era juvenil e teria que subir ou para sub-21, ou adulto, já que faço 18 este ano. Só que essa seletiva não tem sub-21, então eu, com 17 anos, estarei lutando com mulheres e vai ser o campeonato mais difícil da minha vida", opina.

Responsável pelo treinamento de Izabella, o mestre Fernando Ribeiro também falou sobre a preparação da atleta. "Assim que ela classificou para o Grand Slam a gente intensificou a preparação. Ela vem treinando durante toda a vida, mas hoje é um treinamento puxado, no qual ela almoça até dentro da academia. Só diminui a quantidade de treino no sábado e domingo, mas ela treina muito. Ela tem o tempo para estudar e das coisas dela, mas a rotina é muito desgastante", revela.

Ao todo, a competição reúne 350 participantes e é a mais importante do ano. Estarão presentes os atletas da atual Seleção, que conta com o medalhista mundial e campeão pan-americano Guilherme Dias, a campeã pan-americana Iris Tang Sing, o campeão mundial militar Henrique Precioso, o mineiro e vice-campeão pan-americano Lucas Ferreira, entre vários outros atletas medalhistas internacionais, que vêm se destacando pelo mundo afora. Participarão também os líderes do Ranking Nacional e os campeões brasileiros de 2014. Os atletas vencedores desta competição poderão representar o Brasil nas próximas competições de destaque internacional, com relevo para o Campeonato Mundial e para os Jogos Pan-americanos.

O Grand Slam de Taekwondo será realizado no Ginásio Poliesportivo Divino Braga (rua Redelvin Andrade s/nº, Bairro Horto, Betim, MG), nos dias 28 e 29 de março, entre as 9h e as 18h. O evento é aberto ao público e aos órgãos de mídia.

ACESSA.com - Juizforana disputa Grand Slam de Taekwondo neste final de semana