Clássico entre Mamutes x Red Fox promete agitar fãs de futebol americano em JF

Partida está marcada para às 14h de domingo (15) no campo da Faculdade de Educação Física da UFJF

Lucas Soares
Repórter
13/05/2016

Os fãs de futebol americano da Zona da Mata terão uma atração especial neste domingo, 15 de maio. Os torcedores poderão assistir, pela primeira vez, o clássico municipal entre JF Mamutes e Juiz de Fora Red Fox em um jogo oficial, válido pela Liga Fluminense de Futebol Americano (LiFFA). A partida está marcada para às 14h, no campo da Faculdade de Educação Física da UFJF e a entrada é 1 kg de alimento não perecível.

Com duas vitórias em duas rodadas disputadas, o Red Fox lidera a competição, mas pode perder o posto caso o Mamutes, que venceu seu único jogo até aqui, ganhe a partida. Apesar de a partida poder mudar o rumo da competição, as duas equipes se uniram fora de campo para valorizar o esporte. "Nós fazemos o possível para termos uma boa relação, pois isso só traz bons resultados para as duas equipes e para o esporte, tanto na cidade quanto fora dela. Para esse jogo, nos juntamos para fazermos um marketing em conjunto. Gravamos vídeos e fizemos uma sessão de fotos, ficou muito bom. Tentamos deixar a rivalidade para dentro de campo", explica Caio Munck, diretor de marketing e Linebacker (LB) do Mamutes.

Do lado do Red Fox, o sentimento também é de respeito aos amigos que estão na outra equipe. "As diretorias se comunicam com frequência por questões de campo e outros fatores. Eles, inclusive, já ajudaram a gente uma vez, quando ficamos sem adversário por uma desistência de última hora, e aceitaram jogar conosco, mesmo sem o preparado adequado. Isso tudo fora de campo, é claro. Em jogo, a rivalidade fala mais alto", comenta o diretor de marketing e Defensive End (DE), Patrick Protazio.

E quando se fala em rivalidade dentro de campo, o tom da conversa realmente muda. Patrick, por exemplo, acredita em uma partida equilibrada, mas crê na vitória do Red Fox. "Nossa expectativa é que o jogo seja bem disputado. Ambos os times jogam de forma limpa e honesta, mas estamos bem confiantes com a vitória que pode nos deixar em uma posição confortável na tabela, sendo o único time invicto na competição. Confiamos na experiência para sermos superiores", diz.

No lado do Mamutes, a esperança de conseguir um bom resultado também é grande, principalmente porque o jogo terá a atenção das outras equipes. "A expectativa é enorme. Sabemos que dia 15 toda a LiFFA vai estar de olho nessa partida, porque é a mais esperada. Vai ser um jogo duro, as duas equipes estão disputando a liderança do torneio e somos "intrusos" no campeonato carioca. Queremos trazer o troféu de campeão a qualquer custo para Juiz de Fora e, além de ser o nosso primeiro jogo oficial contra o outro, estamos muito confiantes, pois treinamos muito pra esse dia. A expectativa e de casa cheia", crê Caio.

Crescimento do esporte

A disputa da LiFFA, ou o campeonato carioca, pelas equipes mineiras é só uma demonstração de como o esporte ainda busca espaço no país. As transmissões milionárias da NFL (em português: Liga Nacional de Futebol Americano), dos Estados Unidos, têm ganhado cada vez mais espaço nos canais esportivos da TV fechada e, consequentemente, mais adeptos do esporte no país. Ao analisar o esporte, o jogador do Red Fox acredita que, um dia, o futebol americano poderá até mesmo substituir o soccer, como é conhecido o futebol de campo. "O futebol americano é o esporte que mais cresce no Brasil. O futebol de campo tem caído de nível no país e as pessoas têm perdido o interesse por ele, ficando meio órfãs de um esporte que possam abraçar. Então, com ótimas transmissões nacionais fomos apresentados ao futebol americano, que é um esporte muito tático e emocionante, tem uma boa dinâmica. Além disso, tem surgido muitos times pelo Brasil, o Campeonato Brasileiro de FA tem ficado cada vez mais emocionante e com maior público presente. É um crescimento muito positivo, que diversifica o esporte nacional", opina Patrick.

Caio, do Mamutes, também mantém uma opinião semelhante sobre o crescimento do futebol americano no Brasil. "Nós temos ótimos representantes, que já atuam há alguns anos no país e ajudam muito a expandir o esporte. Cada dia surgem novos adeptos, novos times com sede de fazer o melhor pelo esporte. O Futebol Americano aqui no Brasil tem uma grande união entre os times, todos querem o mesmo objetivo, que é ver ele crescer. Pra mim o FA e o esporte do futuro aqui no Brasil", conclui.

ACESSA.com - Cl?ssico entre Mamutes x Red Fox promete agitar f?s de futebol americano em JF