Cabelos mais claros

T?cnicas de colora??o e descolora??o fazem a cabe?a das
mulheres nesse ver?o

Renata Solano
*Colabora??o
18/01/2008

Como sempre, o ver?o pede cores mais leves, mais iluminadas e que d?em destaque ao seu rosto. Por isso, na hora de decidir sobre qual a melhor cor para seu cabelo, saiba que t?cnicas como mechas, luzes, reflexos, e balaiagem v?o estar em alta no ver?o.

Ok, voc? aceita entrar na moda e modificar o tom do seu cabelo, mas como se j? n?o fosse complicado chegar at? aqui, ainda se depara com todas essas t?cnicas de colora??o e descolora??o.

Mas n?o desista! N?o existem regras que definem a melhor op??o para cada mulher, mas confira as dicas da cabeleireira Fernanda Galloletti e entre na moda com os cabelos mais bonitos e mais claros!

"O clareamento feito com as mechas pega uma quantidade maior de fios de cabelo, dando uma sensa??o de mais ser mais larga. As mechas s?o indicadas para todo tipo de cabelo, tanto os mais escuros quanto os mais claros, dependendo apenas do tom escolhido", afirma.

A t?cnica conhecida como luzes, segundo Fernanda, representam mechas muito finas feitas em todo o cabelos, tanto na parte superior, quanto na parte inferior. "Voc? pode fazer no cabelo escuro e, tamb?m, no cabelo claro, desde que seja escolhida uma tonalidade de acordo com o cabelo original e com o tom de pele da cliente. No escuro n?o d?, por exemplo para fazer luzes muito claras", orienta.

J? a t?cnica de balaiagem s?o mechas mais finas feitas somente na parte superior do cabelo com tom sobre tom. Ela ? indicada para quem quer come?ar a clarear os cabelos de forma discreta.

Foto de uma mulher loira de costas Foto de uma mulher com cabelos castanhos claros e leves mechas Foto de uma mulher loira de costas

"O reflexo s?o muitas mechas que voc? puxa e deixa o cabelo bem mais claro, mas ? indicado para os cabelos bem mais claros tamb?m, para n?o acontecer de manchar, por exemplo", comenta Fernanda.

A t?cnica chamada de prancha permite que a cliente escolha a dimens?o das mechas - largas ou finas - e a semelhan?a com uma das duas outras t?cnicas - reflexo ou luzes. "Mas a prancha somente pode ser feita no cabelo natural, o chamado cabelo virgem, que n?o recebeu nenhum outro tipo de tintura para que o processo seja bem feito e o cabelo n?o fique manchado" , esclarece a cabeleireira.

Descubra a melhor cor para voc?

Seguem as dicas da cabeleireira:

  • Geralmente, as loiras com pele muito clara ficam bem com os cabelos loiros num tom mais acinzentado, prata ou mesmo o loiro ligeiramente esverdeado
  • Para as loiras que t?m a pele mais dourada, o ideal ? usar os cabelos na cor mel, marrom ou mesmo dourado
  • As morenas com pele clara ficam bem com o cabelo castanho escuro, preto, loiro acinzentado ou at? vermelho acaju
  • As mulheres morenas com a pele mais dourada, podem abusar dos tons de vermelho alaranjados, loiro acobreado ou fazer reflexos dourados nos cabelos
  • J? as ruivinhas podem usar o marrom, em qualquer tonalidade, desde laranja at? dourado
  • As mulatas ficam bem com os cabelos castanhos, avermelhados ou loiro dourado
  • As negras combinam bastante com cabelos castanhos mais escuros ou avermelhados

Mas saiba que qualquer mudan?a no seu cabelo exige cuidados. "O cabelo com tintura precisa receber mais aten?es, como o uso de produtos de boa qualidade. Quando a escolha ? por clarear o cabelo, ent?o os cuidados se multiplicam, ? preciso, por exemplo, fazer uma hidrata??o por semana e usar xampu e condicionador apropriados e bons", orienta Fernanda.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF