• Assinantes
  • Esporte
    Quinta-feira, 20 de outubro de 2016, atualizada às 17h50

    Dezenas de juiz-foranos correm na XC Run Búzios neste sábado

    Angeliza Lopes
    Repórter
    foto

    Dezenas de juiz-foranos participam no próximo sábado, 22 de outubro, da prova XC Run Búzios, no estado do Rio de Janeiro. Com 42 quilômetros de percurso circular, desafiador e com belas paisagens naturais, a competição pode ser realizada nas categorias Solo (42 km), Dupla (2 x 21km) ou Quarteto (4 x 10.5km), proporcionando a participação de atletas de diversos níveis de condicionamento ou objetivo. A largada será às 7h da rua das Pedras, na cidade da Região dos Lagos.

    Na prova, conhecida como cross country, os atletas profissionais e amadores vão correr por trechos de terreno: paralelepípedo, areia dura, areia fofa, estrada de terra, trilha e costeira. O percurso passará pela Orla Bardot, Praia dos Ossos, João Fernandes, Praia da Ferradura, Rua dos Cabritos, Geribá, Praia de Tucuns, Mirante Asa Delta, Fazendinha, Praia Rasa e Praia da Tartaruga. Ainda existe para crianças de 1 a 12 anos, a categoria Kids, com prova de 50m a 1km.

    A podóloga e atleta amadora Patrícia Campos participa da prova pela primeira vez e afirma que os 10,5 quilômetros serão um desafio. Ela vai competir na categoria Quarteto, em conjunto com as atletas Marcela, Janaína e Renata. “Já fiz 21 km no asfalto, mas mesmo sendo desta vez a metade deste percurso, a prova é mais puxada por causa dos diferentes tipos de solo. Para ganhar condicionamento físico, participo de treinos específicos, principalmente na trilha que sai no Graal, da BR 040”, destaca Patrícia. O Grupo de Corrida - Game Over, que participa deve levar mais de 20 atletas para correr em Búzios.

    fotoO maratonista amador Silvio Boia, também colunista da ACESSA.com – veja Dicas para a XC Run Búzios 42km, vai competir na categoria mais pesada do XC Run, que são os 42 quilômetros. Ele conta que é o segundo ano que participa da prova. “Ano passado tive muitas cãibras a partir da metade da prova, o que comprometeu meu rendimento. Completei a prova com 7 horas. Esse ano o objetivo é fazer um tempo bem menor, e, com certeza, a experiência de já conhecer o percurso conta muito”, relata o apresentador do canal no youtube Programa Kilometragem.

    Diferente de uma maratona de asfalto, Boia lembra que as provas de trilha exigem que o corredor de maratona utilize uma mochila ou cinto para sua hidratação, o que é um peso a mais na corrida. “Durante a prova, eu costumo utilizar gel de carboidrato, paçoca, salgadinho de amendoim, banana, além de isotônico. Pode parecer muita coisa, mas faz toda a diferença durante a prova. É uma prova que além do preparo físico, conta muito também o psicológico, pois é de longa duração. Estamos falando de mais de 5 horas de prova na categoria solo, mas compensa muito”.

    Este ano também é a segunda experiência no XC Run da publicitária e designer Aline Cabral Castro, que corre na categoria Dupla, dividindo a maratona com Rachel Renault. “Será a minha quinta meia maratona. Dizem que todo mundo deveria correr uma maratona na vida, mas vamos com calma que este ano estive mais focada no trabalho e o treinamento para uma maratona exige muita renuncia. Quem sabe ano que vem!”, destaca. As atletas amadoras recebem instrução e treinamento da Inspire Esportes - Consultoria Esportiva e fazem parte do grupo, o #CorrendoComAsAmigas. Os dois grupos devem levar em torno de 50 juiz-foranos.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.