Tric? e dama s?o coisas do passado...
Vov?s e vov?s entram na era da inform?tica

Sebastiana Vieira Soraes Deborah Moratori
23/07/03

Dia 26 de julho ? Dia da vov? e do vov?! Se voc? est? pensando em comprar um chinelinho, ? melhor mudar de id?ia...

Engana-se quem pensa que programa para a terceira idade ? hidrogin?stica e dan?a de sal?o. Cada vez mais interessados em estarem atualizados, idosos e idosas procuram programas espec?ficos para o p?blico e provam que a melhor arma contra o preconceito e a solid?o ? o conhecimento.

Artesanato, atividades f?sicas e interpreta??o teatral s?o apenas alguns dos cursos oferecidos ? terceira idade da cidade que conta com dois projetos na ?rea. O P?lo Interdisciplinar na ?rea de Envelhecimento da Universidade Federal de Juiz de Fora desenvolve trabalhos junto ? popula??o idosa desde 1991 e a Prefeitura de Juiz de Fora, atrav?s da Associa??o Municipal de Apoio Comunit?rio, mant?m o Pr?-Idoso.

Terapia digital
Nesses dois programas s?o oferecidas, entre diversas oficinas, oportunidades para os idosos entrarem em contato com a inform?tica. Windows, Word, internet, Print Artist e Power Point s?o as op?es do curso da UFJF. A secret?ria do P?lo Interdisciplinar na ?rea de Envelhecimento, Ana Rosa Aleixo diz que o curso existe h? tr?s anos e que a procura sempre foi grande. "S?o pessoas que est?o interessadas em se informar, mas se sentem inibidas em turmas com alunos mais jovens", explica.

Angelo Cavestro Lucy Mendon?a Ribeiro de Almeida Ruth Santos Staduto

"? uma terapia ocupacional", afirma o aposentado Sinzenando Mattos Xavier. H? cinco anos no projeto da universidade, ele aprova a iniciativa e conta que j? participou de tr?s cursos de inform?tica. "As aulas s?o muito boas, o professor, um espet?culo", elogia. "Eu procurei o curso para preencher meu tempo e tamb?m para saber mais", explica, contando que costuma navegar pela web e que troca e-mails com amigos. O assunto? "Conversa 'fiada' para distrair", responde.

O P?lo Interdisciplinar na ?rea de Envelhecimento est? com inscri?es abertas para novos cursos de inform?tica. As aulas t?m in?cio no dia 5 de agosto. Quem se interessar pode se inscrever at? a primeira semana do pr?ximo m?s. S?o 11 alunos por turma, um aluno por terminal, e h? v?rios hor?rios para as turmas de segunda e quarta-feira e ter?a e quinta-feira. Podem se matricular alunos com idade superior a 45 anos. A matr?cula tem o valor de R$ 45 e a mensalidade custa R$ 30. O p?lo funciona na Rua Severino Meireles, 260. Mais informa?es podem ser obtidas atrav?s do telefone 3216-3697.

Rem?dio virtual
Basta que algu?m ensine as inova?es tecnol?gicas aos idosos para que eles percebam que o computador ? um forte aliado contra o t?dio e a estagna??o. A Amac, em parceria com a Prodemge, disponibiliza computadores para os idosos que participam do Programa Internet S?nior acessarem a internet.

Clique aqui para conhecer melhor o Prodemge

L?lia Ribeiro da Silva Ata?de Ventura dos Reis e Flor de Maio Lopes Reis Fernando Mendes Bezerra

A assistente social da Amac, Magda Cristina Ferreira de Oliveira, explica que n?o s?o oferecidos cursos de inform?tica. "N?s temos monitores que acompanham os idosos e d?o alguma orienta??o". H? dois anos com essa experi?ncia, Magda explica que os idosos que freq?entam o Pr?-Idoso demonstram bastante interesse pela atividade.

"Antes de terem um contato, eles se mostram receosos em rela??o ? tecnologia. Mas depois que descobrem que t?m capacidade para lidar com o mundo digital, ficam at? com a auto-estima elevada".

A monitora Alessandra Tereza Cerutti (foto), conta que os usu?rios iniciantes aprendem algumas no?es b?sicas sobre o computador e navega??o. "A gente tem que usar uma did?tica bem especial. Temos que ter paci?ncia e muita calma. Quase todos que chegam ao programa n?o t?m nenhuma no??o sobre inform?tica, mas eles aprendem com muita facilidade", elogia.

A monitora explica que a procura pelo servi?o ? bem grande. Sites de piadas e de jogos s?o os mais acessados. Mas, de acordo com ela, a maioria dos usu?rios usa a internet para trocar e-mails com amigos e familiares distantes.

De carteirinha
Internauta assumido, Pedro da Silva, teve contato o primeiro contato com os computadores por acaso. "Eu estava jogando sinuca ali, quando me chamaram para tirar uma foto. A? a professora perguntou se eu gostaria de aprender. Sem querer dizer n?o, respondi que sim e pensei 'eu fico aqui hoje e amanh? n?o volto mais'", conta.

Desde ent?o, o aposentado que faz parte do Programa Internet S?nior do Pr?-Idoso diz que n?o fica um dia sequer sem entrar na Internet. "Minha esposa at? briga comigo e pergunta se todo o dia eu tenho que vir. Antes eu nem pensava em mexer, nem chegava perto".

Questionado sobre os sites de que mais gosta, ele responde: "Cada dia eu fa?o uma coisa, para n?o repetir sempre a mesma coisa". Os endere?os interessantes e o e-mail das monitoras que o ensinaram a lidar com os computadores ficam anotados num caderno. Sr. Pedro conta que uma das vantagens de saber usar a internet ? poder ajudar os outros. "D? para cadastrar o CPF para quem n?o sabe", exemplifica.

Sem trabalhar desde 1984 e tendo parado de estudar aos 14 anos, ele fala que aprender e conhecer coisas novas serve como incentivo. "?s vezes derrapa alguma coisa, mas aqui eu estou sempre aprendendo. Voltei a ler e a escrever de novo".

Companheiro de viagem
O in?cio ? mais ou menos o mesmo para todos. Medo e receio, sensa??o de que nunca vai aprender... Depois de alguns clicks, "a gente j? consegue firmar o mouse". Saulo Aguiar da Silva gosta de acessar sites de jornais na internet. "Eu tamb?m entro em p?ginas de materiais eletro-eletr?nicos e que t?m receitas culin?rias", fala.

O aposentado, que possui computador em casa, usa as m?quinas do Programa Internet S?nior para navegar na Web, "em casa eu n?o tenho internet", explica. Ele conheceu o mundo digital em fevereiro deste ano e, desde ent?o, n?o largou mais a net. "Eu tamb?m uso o e-mail para me comunicar com a minha filha que estuda no Rio de Janeiro. Daqueles sites de conversa eu n?o gosto", conta, citando os chats.

Receoso, o aposentado tamb?m n?o divulga seus dados em cadastros e n?o faz compra pela internet. Com um relat?rio de sites interessantes na m?o, Sr. Saulo elogia o programa. "? uma atividade para o c?rebro n?o ficar parado. Esclarece a mente da gente", conclui.

Pode participar do programa quem tem mais de 60 anos. O tempo m?ximo de perman?ncia no terminal ? de 40 minutos. O Centro de Conviv?ncia do Idoso Dona It?lia Franco onde o programa funciona fica na Rua Esp?rito Santo, 434. Mais informa?es, pelo telefone, 3690-7365.

  • Leia tamb?m:
    Envelhecimento saud?vel - uma quest?o de op??o