Sexta-feira, 6 de julho de 2018, atualizada às 11h

Ilustrador em JF se inspira na Copa do Mundo e cria série de caricaturas

Angeliza Lopes
Repórter

Mesmo contra todas as previsões, não teve jeito. A Copa do Mundo despertou os brasileiros para vibrarem e torcerem por seu país. Inspirou artistas que entraram no clima do verde e amarelo para suas criações, como foi o caso do cartunista e ilustrador carioca, Luiz Felipe de Araujo Gonçalves da Silva, 29 anos, que vive há 12 anos em Juiz de Fora. Nesta sexta-feira, 6 de julho, quando o Brasil disputa vaga pelas quartas de final na Copa do Mundo da Rússia contra a Bélgica, nada melhor que falar de paixão pelo futebol. Aqui, expressada através da arte.

Com caricaturas e ilustrações da seleção brasileira e de jogadores de outros países como Modric, Harry Kane, Lukaku, Mbappe, Silva ganhou espaço nas redes sociais. Algumas postagens já tiveram mais de mil curtidas. Ele conta que costuma postar seus desenhos periodicamente como conteúdo em seu perfil no Instagram. “Em geral desenho personagens que sou fã ou acompanho de alguma forma, grande parte deles são atletas. Então juntei o útil ao agradável e comecei a desenhar os destaques de cada rodada da Copa”, destaca.

O desenho sempre fez parte da vida do ilustrador, mas a paixão por caricaturas começou só aos 14 anos. As primeiras criações foram ainda no colégio, quando reproduzia de forma caricata seus professores e colegas. Como toda arte, os exageros dos traços caricatos, como ele mesmo explica, são formas de expressar sentimentos que vão desde a alegria até a indignação. “Desenhar é um momento sagrado. É quando eu entro no meu mundo particular e esqueço todos os problemas. Atualmente, além de trabalho, também é minha principal atividade nos momentos de lazer e distração”, reflete o artista.

Como em tantas profissões, a forma de criar do cartunista também tem migrado do papel para o computador. De todo o tempo dedicado para a elaboração dos esboços, 90% é feito direito de forma digital. “Mas o papel ainda tem sua importância. Sou mais habituado com o lápis e a textura do papel, com isso tenho mais controle sobre o traço”. Ele completa que para elaborar o desenho de uma pessoa de corpo inteiro, demora de 2 a 3 horas.

Viral Neymar

Suas criações não passaram despercebidas nem mesmo pelos olhares do camisa 10 da seleção, o Neymar. O cartunista fez um desenho inspirado no trio de ataque da seleção que viralizou na internet e acabou chegando no jogador. Neymar repostou a arte em sua página, mas a assinatura do ilustrador foi cortada da imagem, impedindo o reconhecimento do autor. Na dualidade de sentimento, emoção e frustração, Silva não desistiu.

“Resolvi ir atrás dos meus direitos e conseguir que pelo menos a minha página do Instagram fosse creditada na legenda. Porém, a postagem foi apagada do Instagram dele pouco depois. Acabou que eu fiz o apelo na minha página para que meu desenho fosse creditado e isso acabou tomando proporção enorme, saiu em diversos jornais de todo o país”, relata.



Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.