Eduardo Montella

Por

MAT?RIA DE ARQUIVO


Eduardo Montella
Um atleta que vale por cinco

T?mara Lis
28/08/03

Aumentam a cada dia os motivos para Juiz de Fora se orgulhar de seu plantel de estrelas no esporte. S?o corredores, lutadores, nadadores, jipeiros e atletas de v?rias modalidades.

E se estamos falando de estrelas, h? uma de cinco pontas que vem trazendo muito orgulho para os juizforanos: o pentatleta Eduardo Montella.

Quem ? Eduardo Montella?
Eduardo Montella ? tenente do Ex?rcito e conta que conheceu o Pentatlo durante sua forma??o na Academia Militar das Agulhas Negras, em 1999.

Eduardo, na ?poca com 19 anos, foi apresentado ao esporte pelo amigo Daniel Santos, hoje primeiro colocado no ranking brasileiro. "Desde ent?o, larguei a nata??o, que fazia no Sport Club Juiz de Fora desde os 11 anos, e abracei o Pentatlo Moderno", conta Eduardo. Ele faz quest?o de dizer que ? nascido e criado em Juiz de Fora embora esteja morando em Florian?polis (SC).

A hist?ria do Pentatlo
Eduardo explica que o Pentatlo Moderno foi introduzido pela primeira vez na 18? Olimp?ada em 708 AC, provavelmente pelos Espartanos. O esporte consistia em luta, arremesso de disco e de dardo, corrida e salto em dist?ncia.

"Era tamb?m uma maneira de se treinar os soldados da ?poca. Foi em 1912, na Olimp?ada de Estocolmo, Su?cia, que o Pentatlo foi resgatado para a era moderna pelo Bar?o Pierre de Cobertin, que guardava especial apre?o por este esporte, pois era o ?nico que testava o homem tanto em suas qualidades f?sicas quanto morais revelando o atleta ideal ou o mais completo" explica Eduardo.

A escolha dos cinco esportes est? relacionada com a hist?ria de um oficial do ex?rcito de Napole?o que teve seu cavalo abatido no campo de batalha inimigo, tendo que se defender com sua pistola e espada, atravessou um rio a nado e finalmente conseguiu chegar ?s linhas amigas percorrendo certa dist?ncia a p?.

Por ser um esporte que exige tanta dedica??o e disciplina n?o ? de se estranhar que os militares, do mundo todo, s?o os mais interessados neste esporte que requer de seus participantes coragem, coordena??o, bom preparo f?sico, auto disciplina e flexibilidade.

O Pentatlo re?ne cinco esportes num s?: tiro, esgrima, nata??o, hipismo e corrida. O vencedor ? o atleta que soma mais pontos nas cinco disciplinas, com a corrida sendo a prova de desempate.

Entendendo o esporte!
O pentatlo come?a com o tiro, prova em que cada competidor d? 20 disparos com uma pistola de ar, a uma dist?ncia de dez metros do alvo. A esgrima vem em seguida, com os atletas se enfrentando na categoria espada.

A prova de nata??o s?o os 200m nado livre e, no hipismo, os competidores fazem um percurso de 350 a 400m com 12 obst?culos a uma altura de 1,20m. Ao fim dessas quatro disciplinas, soma-se a pontua??o de cada atleta e, a partir dessa pontua??o, define-se a ordem de largada da corrida de 3000m, a prova decisiva.

Cada atleta larga separadamente, a intervalos que variam de acordo com a coloca??o na soma dos pontos. O atleta que cruzar primeiro a linha de chegada ? o ganhador.

Desde de 2000 Eduardo Montella participa anualmente do Campeonato Sulamericano e do Panamericano, no ano 2000 e 2003 participou do Campeonato Mundial e em 2001 e 2002 do Campeonato Mundial Militar. E a carreira de nosso atleta juizforano vem sendo brilhante:

T?tulos conquistados por Eduardo
  • Campe?o sulamericano revezamento em 2000 - Santiago / Chile
  • Vice campe?o panamericano Junior revezamento em 2000 - Havana / Cuba
  • 3? lugar Campeonato Brasileiro em 2002 - Rio de Janeiro
  • Campe?o e recordista sulamericano em 2003 - Santiago / Chile
  • 10? lugar Jogos Panamericanos em 2003 - Santo Domingo / Rep Dominicana

Motivos de sobra para comemorar!
Eduardo conta que este ano foi muito especial "A conquista do Campeonato Sulamericano, com a quebra do recorde (5456 pontos) e a classifica??o para os Jogos Panamericanos eram objetivos muito dif?ceis de serem alcan?ados posso dizer at? que eram sonhos.

? muito dif?cil se tornar um atleta de alto rendimento no Brasil, ainda mais em um esporte pouco conhecido. A situa??o est? melhorando, principalmente ap?s a Lei Angelo/Piva entrar em vigor" atesta.

E continua "A Confedera??o Brasileira de Pentatlo Moderno vem realizando esfor?os tremendos nos apoiando, fazendo com que o esporte cres?a cada vez mais e estamos conseguindo, haja vista a volta da participa??o nos Jogos Ol?mpicos".

Eduardo ressalta que hoje o Brasil tem dois atletas classificados (um masculino e um feminino) ap?s 40 anos de jejum. "Meu principal objetivo ? conseguir a vaga para integrar a equipe em Atenas no ano que vem".

E tanta correria acaba deixando o atleta muito tempo longe da cidade natal "Infelizmente, tenho ido pouco ? Juiz de Fora. Eu s? retorno a terra natal quando estou de f?rias, visitando meus pais, ou quando h? competi?es nas proximidades como Rio de Janeiro ou Resende", lamenta.

Mas nem a dist?ncia faz o atleta esquecer das boas coisas que h? por aqui "O que eu mais gosto em Juiz de Fora ? reencontrar os amigos e matar a saudade dos bons tempos da adolesc?ncia" diz. Eduardo aproveita para mandar um recado "Um grande abra?o pra galera do Jo?o XXIII e da nata??o do Sport dos tempos do Gers?o. Agrade?o a todos que me incentivaram a continuar no esporte, pois s? com perseveran?a se pode alcan?ar os louros da vit?ria". Palavras de um pentatleta!