Confecães de JF apostam em moda r?pida para aumentar competitividade

Por

Confec?es de JF apostam em moda r?pida para aumentar competitividade

Confecções juiz-foranas apostam em moda rápida para aumentar competitividade

Em parceria com o Sindicato das Indústrias do Vestuário, Sebrae pretende aproximar os produtores locais de seus mercados de interesse

Thiago Stephan
Repórter
10/4/2012

Os empresários do setor confeccionista de Juiz de Fora terão, em breve, oportunidade para fomentar o seu negócio. Uma parceria entre o Sebrae-MG e Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora (Sindivest) tem como objetivo a realização de um projeto coletivo para aprimoramento do setor. O pontapé inicial foi um estudo realizado no final do ano passado, que direcionou para esforços que levem a uma posição mais competitiva do polo.

"O projeto está sendo realizado visando a aumentar a competitividade do setor têxtil confeccionista em Juiz de Fora. Pretendemos direcionar empresas do setor para que tenham um posicionamento estratégico mais elaborado a fim de se aproximarem dos mercados de interesse", explica o analista do Sebrae-MG, João Paulo Palmieri.

Ainda de acordo com Palmieri, a iniciativa é fundamentada sobre três pilares: gestão empresarial, acesso à tecnologia e diferenciais competitivos, ponto que o analista considera fundamental. "Os diferenciais competitivos serão focados na moda rápida, com o direcionamento para a criação de produtos com ciclo de vida menor, com mais coleções, mix de serviços e com avanços na logística, de maneira que o produto chegue no momento certo e de forma adequada às prateleiras", disse.

A intenção do Sebrae-MG é começar a operacionalizar o projeto a partir de maio, mas o prazo depende da adesão dos empresários. Dez deles fizeram parte da fase embrionária da iniciativa. Mas, a expectativa é que o número seja ampliado. Pensando assim, na quinta-feira, 12 de abril, ocorre o evento Fashion Reflexion, quando a especialista em marketing style, Natalie Oliffson, irá apresentar as principais tendências da moda internacional, tendo como foco a moda rápida, meias e cuecas. O encontro está marcado às 19h, na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), na Rua Halfeld.

Na noite haverá também a apresentação do Projeto de Desenvolvimento das Indústrias de Confecções de Juiz de Fora. Oportunidade para conseguir mais adesões. "A palestra do dia 12 vai apresentar e confirmar as informações para o verão do ano que vem. Tentar também sensibilizar mais empresas para que se unam ao projeto", disse.

Ainda de acordo com Palmieri, o esforço do Sebrae-MG ultrapassa a capacitação dos empresários. "O aprendizado será através de treinamento. Na gestão empresarial, por exemplo, um especialista em finanças ministrará palestra orientando os empresários. Mas, não serão apenas capacitações. Haverá uma série de articulações para permitir ganhos e possibilidades para o setor. Essas ações estão ligadas a políticas públicas, acesso ao mercado, acesso ao crédito. São várias articulações no prazo de três anos para incentivar o arranjo produtivo local."

Os textos são revisados por Mariana Benicá