Quarta-feira, 7 de julho de 2010, atualizada às 18h25

Mostra de ginástica e arte corporal reúne trabalhos que aliam ritmo da cultura brasileira ao esporte

Aline Furtado
Repórter

Mostrar a relação da cultura brasileira com as ações esportivas que são realizadas no mundo. Este é um dos objetivos da XXVI Mostra de Ginástica e Arte Corporal, marcada para a próxima quinta-feira, 8 de julho.

De acordo com a professora da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) e coordenadora de um projeto de Iniciação Artística, no qual está inserida a mostra, Alice Mayer, o tema dos trabalhos a serem apresentados, Os ritmos da cultura brasileira no esporte, remete aos diversos eventos esportivos que vêm sendo realizados e que ainda acontecerão.

"Temos os Jogos Pan-Americanos que acontecerão na cidade a partir do mês de agosto, tem o fato de o Brasil sediar a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016. Além disso, Juiz de Fora conta com um importante referencial esportivo, não só no âmbito competitivo, mas também comunitário e educacional, com a inauguração do Complexo Esportivo da Faefid", destaca, afirmando que a escolha do tema está baseada nestas questões.

A mostra, que é fruto de trabalhos realizados por aproximadamente 200 alunos, além de professores, conta com quatro modalidades de apresentação: vídeos, painéis, instalações de movimento e apresentações coreográficas. Para a professora, esta é uma oportunidade de divulgar para a comunidade, não só acadêmica, as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas.

A expectativa é que o evento reúna aproximadamente 500 visitantes. A mostra tem entrada franca e será realizada às 18h na Faefid da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).