Pedras ornamentais Uso de pedras em paredes, bancadas e pisos exige
cuidado p?s-obra imediato e de manuten??o

S?lvia Zoche
Rep?rter
21/09/2005

Quem gosta de produtos de limpeza, como os abrasivos, ? bom deixar esses produtos bem longe de pedras, seja piso, parede, bancadas ou at? objetos decorativos. Apesar do emprego de pedras em constru?es ser algo corriqueiro, nem sempre as pessoas sabem que ? necess?rio um cuidado especial em sua limpeza e manuten??o.

Materiais de limpeza como os abrasivos - ?gua sanit?ria, sapon?ceo, lixa, palha de a?o, etc. - tiram o brilho da pedra e ainda abrem os poros (sim, pedras tamb?m t?m poros), principalmente o m?rmore, que ? uma pedra bem porosa.

"Quem faz a limpeza deve ser orientado para este detalhe. J? tivemos um caso da limpeza do piso em m?rmore ter sido feito com vassoura, ?gua sanit?ria, sapon?ceo... A?, j? era, porque os poros se abrem e a sujeira do dia-a-dia fica impregnada e n?o tem mais como limpar. S? trocando a pedra", diz a arquiteta e urbanista Jaqueline Comin Bonjour (foto ao lado). Por isso, ela aconselha n?o usar m?rmore na cozinha.

Mas antes dos cuidados di?rios, ? importante que a pedra seja impermeabilizada, logo ap?s a sua coloca??o, para que n?o se deixe atravessar por umidade. Existem empresas especializadas nesse tipo de servi?o. De acordo com a diretora de uma empresa de pedras, Neus?ngela Ribeiro, o produto n?o pode ser resina, porque tampa os poros e faz com que brotem cristais na pedra.

"O que usamos n?o altera a cor, nem cria pel?cula. O granito ? como se fosse uma "pele" que precisa ser hidratada, mas que n?o pode ter seus poros fechados, porque ela precisa respirar", comenta.

Esta impermeabiliza??o dura cerca de um ano, dependendo diretamente da manuten??o di?ria. Outra dica ? manter a pedra seca, o m?ximo de tempo poss?vel.

Para o s?cio-propriet?rio de uma marmoraria, Ant?nio Jos? Resende, o mais complicado ? a manuten??o de ambientes comerciais. "Mas, hoje em dia, j? existem produtos espec?ficos no mercado para limpeza de pedras. Isso j? ajuda". O certo ? que os produtos di?rios devem ser neutros. Existe, at? mesmo, um shampoo ? base de silicone que auxilia na impermeabiliza??o.

Jaqueline lembra que uma limpeza da fachada com um simples jato d'?gua j? ? suficiente. "Pelo menos, de seis em seis meses ? recomend?vel e n?o junta sujeira", diz. Em fachadas, a pedra n?o deve ser fixada com parafusos, porque eles soltam ferrugem e sujam a pedra.

Para restaura??o de pisos, o primeiro passo ? remover todos os rejuntes, passar uma m?quina para nivelar as pedras, deixando no estado em que foi retirada da natureza, para depois come?ar a polir e deix?-la com brilho. Por ?ltimo, o processo de impermeabiliza??o.

Algumas pedras
Uma das pedras da moda ? a pedra-madeira S?o Tom? e a pedra filetada. O m?rmore j? foi moda h? algum tempo atr?s, segundo Resende, mas ainda ? usada.

O estilo r?stico-chique alia o uso de pedras e madeira para dar um ar de aconchego. "O Brasil ? rico em rochas e o uso de pedras com madeira, quando bem harmonizado, traz um pouco da natureza para dentro de casa", diz Jaqueline.

A ard?sia ? uma pedra bem popular e mais barata. O granito tamb?m ? bastante usado. "As construtoras preferem os cinzas e amarelos, por serem mais em conta. Em resid?ncias, h? uma procura pelo preto absoluto e branco-Cear?, que s?o cores mais nobres. Agora, o top de linha s?o os importados como o m?rmore carrara", diz Resende. Pedras com seixos rolados s?o usados em paredes inteiras ou como detalhes.