Matheus Brum Matheus Brum 20/07/2015

O Mister Pan

matheusNesse final de semana, o esporte olímpico brasileiro conseguiu um feito muito importante: o nadador Thiago Pereira se tornou o maior medalhista da história dos Pan-Americanos com 23 medalhas, sendo 15 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze, superando o ex-ginasta cubano Érick Lopes que possui 22 medalhas, 18 de ouro, 3 de prata e 1 de bronze.

O feito de Thiago é de suma importância não só para a natação, mas também para o esporte olímpico brasileiro, que usa o Pan-Americano de Toronto como preparação e base para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Sei que muitos desqualificam o Pan por se tratar de uma competição continental, que não leva os principais atletas do mundo, mas tal feito evidencia uma evolução da Natação no cenário internacional.

Desde 2008 o esporte vem conseguindo bons resultados: Cielo foi Ouro em Pequim e Thiago Pereira foi prata em Londres 2012, além de outros resultados, incluindo importantes medalhas em Campeonatos Mundiais de Piscina Curta (25 m) e Olímpica (50 m).

É óbvio que todos nós queremos ver nossos atletas no Hall dos grandes desportistas mundiais, porém, sabemos de todas as dificuldades que eles passam para poder conseguir tais marcas. Claro que queríamos ter um Michael Phelps, maior medalhista olímpico da história, só que para conseguirmos tal feito, precisamos começar lá de baixo, e possuir um recorde como o de Thiago nos ajuda e da motivação para olharmos para cima e vermos que podemos chegar. Não custa lembrar o que o esporte olímpico brasileiro ainda engatinha perto das grandes potências mundiais. Não figuramos nem entre as 10 principais equipes olímpicas do mundo. Não adianta querermos colocar o Brasil em um patamar que ele está longe de estar.

O recorde da um ânimo a mais para Thiago, que vai disputar o Mundial de Esportes Aquáticos em Kazan, que vai ser outra competição importantíssima para sabermos quais as possibilidades de medalhas dos brasileiros nas Olimpíadas. Além disso, o feito nos mostra que com trabalho duro, determinação, e principalmente, investimento nesses atletas, podemos sim, sonhar em sermos uma potência olímpica dentro de algumas décadas.

Outros destaques

1º - Pan-Americano de Toronto está muito bom, com vários brasileiros se destacando e conseguindo feitos e tempos que credenciam para medalhas nas Olimpíadas. Na semana que vem vou trazer um balanço do desempenho do "Time Brasil" na competição;

2º - Tupi não fez uma boa partida e acabou perdendo para o Londrina, adversário direto no Grupo B da Série C. Perder pontos em casa em uma competição curta é sempre complicado, porque vai precisar buscar esses pontos em jogos fora de casa, principalmente porque nas duas últimas partidas que jogou no Mário Helênio, o Carijó só conseguiu um ponto. Nesse domingo, mais uma partida de "seis pontos". Encara o Brasil de Pelotas, líder do grupo, no sul do país;

3º - Guerrero mostra mais uma vez porque chegou para ser o "bombeiro" do Fla na temporada. Mais uma vitória sofrida e suada no Campeonato Brasileiro, dessa vez sobre o Grêmio. Torcedor rubro-negro, não adianta empolgar depois da vitória. Time continua com muitos problemas, e passar uma temporada sem sustos, já vai estar mais do que suficiente.


Matheus Brum nascido e criado em Juiz de Fora, jornalista em formação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, e desde criança, apaixonado pelo Flamengo e por esportes. Atualmente é escritor do blog "Entre Ternos e Chuteiras", estagiário da Rádio CBN Juiz de Fora e editor e apresentador do programa Mosaico é nascido e criado em Juiz de Fora.

ACESSA.com - O Mister Pan