Arco e flecha Conhe?a o esporte dos personagens Robin Hood, Guilherme Tell e Legolas

Renata Solano
*Colabora??o
24/09/2007

O arqueirismo ? uma pr?tica esportiva de tiro ao alvo caracterizada pelo uso de dois instrumentos: o arco e a flecha.

Segundo o oftalmologista e arqueiro, M?rcio Sotto Maior, "trata-se de um esporte que exige uma apurada concentra??o, pontaria, agudeza visual e boa condi??o f?sica".

A pr?tica do tiro com arco remete ? Pr?-Hist?ria, quando o arco e a flecha eram utilizados como utens?lios de ca?a.

Na Idade Antiga eram usados como armas de guerra e ol?mpicas. No contexto medieval, o arco e flecha atingiu seu ?pice quando o poder de uma na??o era avaliado segundo a qualidade de seus arqueiros.

O arqueirismo ? uma modalidade t?o antiga que a primeira competi??o de que se tem not?cia foi realizada em 1583, na Inglaterra.

O esporte em Minas Gerais teve in?cio com Adolpho Porta, da Federa??o Metropolitana de Arco e Flecha, no Rio de Janeiro. Deve-se ressaltar, tamb?m, o trabalho de Sud?rio Ribeiro Gon?alves que, a princ?pio, criou a Federa??o Mineira de Tiro com Arco.

A Confedera??o Brasileira de Tiro com Arco foi criada em 9 de julho de 1991, no Rio de Janeiro. Nesse dia, estavam presentes a Federa??o Mineira de Arqueirismo, a Federa??o de Arqueirismo do Estado do Rio de Janeiro, a Federa??o Ga?cha de Arco e Flecha, a Federa??o Paraense de Arqueirismo e a Federa??o Paulista de Arco e Flecha.

arco alvo acess?rio
O arco

S?o basicamente tr?s tipos de arco:

  • O tradicional, usado por Robin Hood. Ele ? indicado para as pessoas que apreciam provas mais dif?ceis, pelo fato de ser um arco simples e longo.
  • O recurvo, conhecido como arco ol?mpico ? uma evolu??o do modelo tradicional. Ele apresenta materiais de ponta que propiciam um rendimento mais apurado em provas de longa dist?ncia, como al?a de mira, estabilizadores frontais e laterais e bot?es de press?o.
  • Por fim, o arco composto. Utilizado por M?rcio, possibilita que a flecha alcance velocidade maior e grande poder de penetra??o. S? obteve reconhecimento nos anos de 1970, quando foi internacionalmente incorporado ao esporte.

O tamanho de um arco n?o deve ser maior do que a dist?ncia entre as m?os quando se estica os bra?os, ou do que a altura do arqueiro, e nunca menor do que o tamanho da dist?ncia do ch?o a parte inferior do queixo.

O alvo

Os alvos (foto acima, ao centro) se dividem em cinco c?rculos conc?ntricas, coloridos, do centro para a borda, em: amarelo, vermelho, azul claro, preto e branco.

Cada faixa de cor ? dividida por uma linha fina em duas zonas conc?ntricas de igual largura, somando, portanto, um total de dez zonas de pontua??o, de igual largura, medidas a partir do centro amarelo.

As flechas

Podem ser de madeira, com ligas de alum?nio, carbono ou alum?nio/carbono. T?m ponta de a?o que se crava facilmente no alvo, al?m de uma rabeira para fixar a flecha na corda do arco.

Al?m disso, possuem penas com tamanhos, materiais e formas distintos. A pena ? respons?vel pela estabilidade de v?o da flecha.

Os acess?rios
  • O Button (um bot?o de press?o que absorve o impacto da flecha no arco, logo ap?s sua largada).
  • O Rest (equipamento que ap?ia a flecha no arco).
  • O Estabilizador (estabiliza o arco, tirando a vibra??o do tiro, na hora do disparo).
  • A Mira (fica presa na empunhadura do arco e d? ao arqueiro maior precis?o de tiro).
  • A Bra?adeira (protege o antebra?o do arqueiro).
  • A Pulseira (serve para manter o arco junto ? m?o logo ap?s o disparo).
  • A Dedeira (protege os dedos do arqueiro no momento da largada da flecha).
  • O Gatilho (substitui a dedeira nos arcos compostos, propicia um disparo mais preciso).
  • A Aljava (bolsa de couro, tecido ou pl?stico, que se prende ? cintura e onde s?o colocadas as flechas).

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF