Arte na Rede

Por

Arte na web Artistas pl?sticos de Juiz de Fora e convidados criam projeto para divulgar seus trabalhos na internet

Renata Cristina
R?porter*
26/12/2006

Veja alguns dos trabalhos dos artistas reunidos em exposi??o coletiva para marcar a inten??o de criar a p?gina na internet.




O cr?tico alem?o Walter Benjamin iria se sacudir no t?mulo ao escutar que artistas pl?sticos juizforanos est?o se organizando para lan?ar uma p?gina na internet. Benjamin era membro e um dos grandes inspiradores do grupo filos?fico denominado Escola de Frankfurt e ficou conhecido pela luta contra a reprodutibilidade t?cnica da arte, defendendo a preserva??o da "?urea das obras", considerando-as objetos dotados de divindade.

Quest?es filos?ficas ? parte, a verdade ? que os artistas juizforanos resolveram correr atr?s da tecnologia para expor seus trabalhos, em um projeto intitulado Ars domvs. Para participar, n?o h? distin??o de t?cnica, material utilizado e n?mero de mostras realizadas. "Queremos fazer um interc?mbio entre as mais diversas formas de manifesta??o art?stica da cidade e, quem sabe, do pa?s", define o organizador da uni?o digital, Max Tolentino (foto abaixo), engenheiro mec?nico que, h? seis meses resolveu render-se aos encantos da arte, utilizando o a?o para construir esculturas.

A id?ia de Max surgiu ao conhecer galerias virtuais em sites de n?vel internacional e de seu contato com a arte ao longo da vida. A consolida??o do projeto s? foi poss?vel atrav?s de reuni?es com os artistas, em uma livraria da cidade, respons?vel por acolher os encontros Ars domvs. "O interessante ? que reunimos tanto veteranos quanto iniciantes, como ? o meu caso", considera Max.

Entre os integrantes do movimento em Juiz de Fora, est?o Doroti Nogueira, Eduardo Borges, Eliardo Fran?a, Carlos Th?ga, Max Tolentino, Ramon Brand?o, Ricardo Crist?faro, Ronaldo Couri, Marcelo Mega, ?dimo de Almeida, F?bio Giorgi, dentre outros. H? tamb?m convidados, como Bruno Figueiredo e Fernando Pacheco, de Belo Horizonte, al?m de Friedel Steiner, de Brusque, Santa Catarina.

Para o artista pl?stico Ramon Brand?o a iniciativa representa uma repagina??o do setor art?stico em Juiz de Fora. "A internet ? o meio mais r?pido e f?cil de comunica??o da atualidade. N?o podemos negligenciar isto", defende. Al?m disso, o artista que se autodefine "fixado pelo contexto cultural urbano" diz que n?o poderia deixar de relacionar seu trabalho ? tecnologia e ? rede mundial de computadores. "Quero quebrar as fronteiras geogr?ficas", admite.

O pintor Carlos Th?ga (foto ao lado) est? h? trinta anos no of?cio e, mesmo sendo adepto de t?cnicas tradicionais, vai se render aos avan?os tecnol?gicos. "Sempre coloquei o homem como o centro da minha arte. A internet faz parte desse ser humano contempor?neo", justifica. Para Th?ga, a web ser? um importante canal de divulga??o do trabalho. "As pessoas poder?o conhecer as obras antes mesmo de ir a galeria e, quem sabe at?, compr?-las", diz otimista. Al?m da facilidade de comercializa??o, Th?ga enxerga possibilidades maiores para os artistas juizforanos, como a proje??o internacional. "Ser? uma forma simples e eficaz de mostrar trabalhos em outros pa?ses", diz.

Reconhecendo sua paix?o pela tecnologia, o neodada?sta Ronaldo Couri (foto ao lado) defende que a arte deve sair das galerias e invadir espa?os de conv?vio contempor?neos, como no caso da Internet. "Vivemos o tempo da comunica??o instant?nea, n?o podemos deixar que a arte fique restrita", enfatiza.

O escritor, pintor e escultor, ?dimo de Almeida (foto abaixo, ? direita), pretende ampliar seu contato com o p?blico, atrav?s da comunica??o virtual. "H? um momento em que a obra se separa do artista e sentimos necessidade de um retorno", desabafa. Outra expectativa alimentada por ?dimo ? de trocar experi?ncias com outros artistas, discutindo sobre t?cnicas e materiais utilizados. "Como trabalho com pintura e madeira, ?s vezes, tenho dificuldade para encontrar materiais. Poderemos fazer trocas", sugere.

H? tamb?m quem se aventure pela arte da fotografia aos moldes tradicionais, mas n?o abre m?o da Internet na hora de fazer seus contatos. O advogado e fot?grafo, F?bio Giorgi (foto acima, ? esquerda), aderiu ao projeto Ars domvs e quer divulgar seus cliques na web. Giorgi, que utiliza uma t?cnica artesanal para revelar suas fotografias,, pretende montar sua primeira galeria virtual com a inaugura??o do site. "Vou realizar o encontro entre a fotografia antiga e o digital", comemora.

Como ser? o site

Assim como nas antigas corpora?es, que reuniam artistas durante o Renascimento, o Ars domvs deve conectar as mais diversas formas de arte da cidade e convidados em um canal virtual.

A inten??o ? facilitar a divulga??o dos trabalhos, por meio de galerias de fotos e, ainda, promover um interc?mbio de informa?es entre artistas e p?blico. A comercializa??o das obras ser? refor?ada por um canal direto com o artista, propiciando mais comodidade para o colecionador.

H? inten??o tamb?m de disponibilizar um espa?o para o p?blico expor suas impress?es e expectativas em rela??o ? obra, criando a esp?cie de um f?rum discuss?o. Um link de classificados virtual tamb?m deve incrementar o site, facilitando o acesso aos materiais de uso art?stico.

Apesar de ainda n?o haver previs?o para o lan?amento da p?gina na Internet, o compromisso dos artistas participantes do projeto foi selado com uma exposi??o coletiva do mesmo nome do site, na galeria do Banco do Brasil (Ag?ncia S?o Mateus), at? dia 30 de dezembro.

Conhe?a algumas galerias de arte na web
http://www.pinturabrasileira.com
http://www.artebrasil.com.br
http://www.stencilbrasil.com.br
http://www.galeria22.com.br