Políticas para a população de rua são debatidas em audiência

Por

Pol?ticas para a popula??o de rua s?o debatidas em audi?ncia
Terça-feira, 12 de março de 2013, atualizada às 13h30

Políticas para a população de rua são debatidas em audiência

Da Redação

No fim da tarde da última segunda-feira, 11 de março, a Câmara Municipal, atendendo ao pedido do vereador Nilton Militão (PTC), realizou audiência pública para debater a situação da população de rua em Juiz de Fora e a adesão do município à Política Nacional para Cidadãos em Situação de Rua, conforme previsões contidas no Decreto Federal nº 7053, de 23 de dezembro de 2009.

De acordo com o vereador, é necessário realizar um diagnóstico para traçar ações que resgatem o morador de rua como cidadão. A importância do fortalecimento de vínculos familiares também foi lembrada.  Militão sugeriu, ainda, a criação de uma Casa de Transição para triagem e encaminhamentos de casos de doenças psiquiátricas e dependência química com profissionais capacitados, além de um Centro Comunitário de Convivência para a reinserção social.

O secretário de assistência social, Flávio Cheker, explicou que a sensibilização dos usuários é uma grande dificuldade e que as pessoas não podem ser obrigadas a fazer o que não querem. "Estamos aptos a atender a população. O problema é fazer com que essa população utilize nossos programas. Todo cidadão tem o direito de ir e vir", esclarece. O secretário anunciou que Juiz de Fora irá aderir ao Movimento Nacional de População de Rua, e realizará um seminário sobre o crescimento desta parcela da sociedade.