Elizabeth Soares Elizabeth Soares 10/11/07

Voc? anda sonhando com um diploma universit?rio?
Antes de investir, procure entender o que o mercado quer

Em plena Era do Conhecimento, nunca se falou tanto na import?ncia e no valor da educa??o. As pol?ticas p?blicas influenciaram a forte explos?o do ensino superior no Brasil e no mundo nos ?ltimos 15 anos. Os jovens de hoje sonham em correr para a universidade desejando um lugar melhor no mercado de trabalho. Para a professora e pesquisadora inglesa da ?rea educacional, Alison Wolf, o principal motivo para a expans?o do ensino superior n?o nasceu no mercado, mas sim, nos pr?prios estudantes. As pessoas ? que passaram a acreditar fortemente no valor do diploma universit?rio. O resultado disto? A massifica??o do ensino superior que mudou o comportamento dos empregadores. Hoje em dia, at? mesmo os trabalhos que n?o precisavam de maior qualifica??o passaram a exigir mais. ? como se as empresas entendessem que as pessoas que n?o se deram ao trabalho de fazer faculdade n?o t?m iniciativa e nem preparo para estar no mercado.

Sendo assim, para que serve um diploma universit?rio atualmente? Ao inv?s de abrir portas como no passado, agora, um diploma serve apenas para n?o fech?-las. O sonho do diploma na parede j? ? algo ultrapassado. Representa um resqu?cio da ?poca em que havia uma enorme estratifica??o social e apenas os "ricos" podiam ir para a Universidade. O diploma era um sin?nimo de posi??o social e de certa seguran?a econ?mica.

Antes de investir tempo e dinheiro durante 4 anos ou mais em um curso superior de prest?gio, talvez, seja ?til experimentar outras habilidades para "fazer dinheiro". Os jovens que ingressam mais cedo no mercado de trabalho tendem a amadurecer mais. Pesquisas na Inglaterra mostram que os jovens que tiveram trabalhos tempor?rios t?m mais chance de conseguir um emprego est?vel no futuro. Os cursos profissionalizantes est?o a? com in?meros exemplos de sucesso, boa remunera??o e aceita??o no mercado de trabalho.

Saiba que a maior parte dos empregos no mundo atual est?, por exemplo, no telesservi?o ou telemarketing. Para se ter uma id?ia, na Inglaterra existe mais gente empregada no telemarketing do que o total de funcion?rios inseridos nas ind?strias de carv?o, a?o e autom?veis.

Pesquise mais sobre este assunto, informe-se. S? procure uma universidade se o seu objetivo for expandir sua mente e gerar conhecimento. N?o fique na falsa expectativa alimentada por muitos governos e cidad?os de que a universidade ? uma prepara??o para o mercado de trabalho. Abra a sua cabe?a e enxergue do que o mercado est? precisando. De que vale um monte de gente com curso superior e p?s-gradua??o sem vagas dispon?veis no mercado? Planeje sua carreira, caso contr?rio, voc? correr? o risco de entrar para as estat?sticas do problema chamado "supereduca??o".


Elizabeth Soares
? psic?loga com foco em desenvolvimento de pessoas
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Carreira) voc? quer ler nesta se??o? A psic?loga Elizabeth Soares aguarda suas sugest?es no e-mail educacao_carreira@acessa.com