Os segredos para uma boa nota em Literatura Estar atualizado, ter boa leitura e saber contexto hist?rico
das obras ? fundamental para um boa prova

Thiago Werneck
Colabora??o
27/07/2007

Prova de Literatura no vestibular ? sin?nimo de livros a serem lidos. Na Universidade Federal de Juiz de Fora, (UFJF) s?o onze obras de diferentes escolas liter?rias que deixam muitos estudantes perdidos na hora de estudar. O ideal ? ler todas, mas e se n?o der tempo? Ser? que os resumos s?o suficientes para uma boa prova?

Para a professora de literatura, Tatiana Franca Rodrigues (foto abaixo), nem mesmo a leitura de todas as obras garante boas notas. "Primeiro, o aluno deve saber em qual movimento liter?rio de ?poca se enquadra cada livro. Essa defini??o para saber se o livro ? do romantismo, se ? realista, modernista, naturalista ou qualquer outra escola liter?ria ? essencial", destaca.

Al?m disso, ter o h?bito de leitura e estar sempre atualizado com as not?cias do dia-a-dia fazem a diferen?a nas quest?es.

Segundo Tatiana, as provas da UFJF cobram cada vez mais a vis?o cr?tica e interpreta??o dos alunos. "As quest?es sobre as obras se relacionam com algum contexto hist?rico ou da atualidade. Por isso, o estudante deve gostar de ler e ter esse h?bito. Se ele reunir esses elementos, levar as d?vidas para sala de aula e fizer exerc?cios da mat?ria, far? uma excelente prova", avalia.

S?ntia de Oliveira Souza A professora de literatura, Maria Laura M?ller da Fonseca (foto abaixo), concorda que essa base de leitura e atualiza??o ? essencial para o aluno, mas discorda quando questionada sobre a import?ncia de se enquadrar as obras em cada estilo da literatura.

"A banca de Juiz de Fora n?o ? muito estil?stica. Ultimamente as quest?es t?m sido muito ligadas ?s provas de portugu?s. Quem interpreta bem o texto da l?ngua portuguesa, vai bem na prova de literatura. Pelo menos foi assim na ?ltima prova", afirma.


J? quando o assunto s?o os resumos ? preciso cuidado para n?o perder detalhes da obra. "O candidato que fica restrito ao que foi resumido da obra perde detalhes importantes do que foi escrito e n?o tem a seguran?a necess?ria para escrever uma resposta correta. Essa ? uma forma de estudo apenas para ajudar memoriza??o, refor?ar o que j? foi estudado", explica Tatiana.

Mas para a primeira etapa do vestibular da UFJF, Maria Laura acredita que basta a leitura do resumo. "Tenho alunos que leram apenas o conte?do resumido e fecharam a primeira etapa de literatura. Infelizmente para as quest?es fechadas tem bastado ler o resumo para o vestibular da UFJF", lamenta.

S?ntia de Oliveira Souza Maria Laura critica o n?mero de livros cobrados na institui??o. "Com esse tanto de obra muitos optam pelo resumo. Eles n?o t?m tempo para ler tudo e isso prejudica o conte?do da literatura nas provas. S?o raros os alunos que l?em todos, e tem diminu?do cada vez mais nos ?ltimos cinco anos. Tem livros bons que s?o especializados em resumos das obras. Faltam na UFJF perguntas que valorizem o enredo e os elementos de narrativa", comenta.

Um perigo ? o resumo retirado de internet. Os autores desses textos, que sintetizam os livros, s?o desconhecidos e por isso o conte?do pode conter interpreta?es equivocadas e n?o apresentar pontos essenciais para compreens?o da obra. "Resumo de internet de forma alguma ? recomendado. Caso n?o possa ler o livro, o ideal ? procurar a ajuda de algum professor de literatura para indicar outra sa?da", observa a professora Tatiana.

Filmes e s?ries

As mini-s?ries e filmes que retratam algumas obras tamb?m n?o s?o recomendadas por Tatiana. Ela afirma que essas adapta?es muitas vezes n?o s?o fi?is ao conte?do dos livros. "Uma mini-s?rie de televis?o baseada no Incidente de Antares, de ?rico Ver?ssimo, pula a primeira parte da obra, que pode ser fundamental para resolver uma das quest?es. Quem n?o l? j? perde esses pontos", exemplifica.

Mas ?s vezes essas produ?es de cinema e televis?o podem ajudar. De acordo com Maria Laura, Morte e Vida Severina ? representada de forma perfeita no cinema. "Os versos s?o reproduzidos de forma fiel ao livro. Recomendo para todos que v?o fazer o vestibular. Com outros filmes e s?ries alguns cuidados devem ser tomados, mas ? sempre um bom refor?o para o aluno que leu a obra", destaca.

Dicas para vestibular da UFJF 2008

A primeira dica para se dar bem na prova ? criar h?bito de leitura. Para a professora Tatiana, a obra Literatura de dois gumes, de Ant?nio C?ndido, merece aten??o especial. "A linguagem desse livro ? mais erudita. Ele pega a quest?o hist?rica do Brasil colonial para entender a atual a realidade do pa?s. Uma obra que estava no ?ltimo programa do vestibular e n?o foi cobrada. Eles n?o fariam isso duas vezes: pedir e n?o cobrar", alerta.

Al?m dessa obra, os livros de Carlos Drummond de Andrade, ?rico Ver?ssimo, Jo?o Cabral de Mello Neto e Machado de Assis tamb?m s?o apontados como entre os mais importantes. "Na verdade, tudo ? importante. O aluno deve ser perspicaz, cr?tico e ter uma leitura madura. Eu recomendo que at? o final do primeiro semestre eles j? tenham lido todos os livros, para no segundo ficarem mais tranq?ilos, s? refor?ando o que viram", explica Tatiana.

foto da banda no palco Julian frequentador do samba M?sicos da Roda de Samba

Para os que j? perderam esse tempo a solu??o ? correr atr?s do atraso usando o momento de descanso para ler. "Voc? pode ler um livro deitado, comendo alguma coisa, pode relaxar de outras mat?rias mais pesadas. O ideal ? anotar e marcar o que ler de mais importante", recomenda Tatiana.

As obras vestibular UFJF
  • Helena, Machado de Assis
  • Lira dos vinte anos (foto acima), ?lvares de Azevedo
  • Antologia de Cr?nicas, Org. Herberto Sales
  • O menino do engenho, Jos? Lins do Rego
  • Antologia de Contos Brasileiros, Org. Herberto Sales
  • Sentimento do Mundo, Carlos Drummond de Andrade
  • Civiliza??o e Singularidades de uma rapariga loira (contos), E?a de Queir?s
  • Incidente em Antares (foto acima), ?rico Ver?ssimo
  • Literatura de dois gumes (ensaio) , Ant?nio C?ndido
  • O conto da Ilha Desconhecida, Jos? Saramago
  • Morte e Vida Severina (foto acima), Jo?o Cabral de Melo Neto
Dicas para as provas da UFMG, UFV e UFOP

Para quem vai fazer a prova na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a dica de Maria Laura ? entender bem dos elementos narrativos. "Eles exploram muito quem ? o narrador, os personagens, tempo, espa?o e principais fatos. Exploram bem a obra e fica uma prova mais voltada para literatura", ressalta.

Outro conselho importante ? tentar relacionar o conte?do das obras. "Eles sempre fazem uma quest?o para o aluno comparar duas, tr?s obras. Dessa vez os cinco livros exigidos retratam de formas diferentes a sociedade brasileira. Ma?ra retrata os ind?genas; Ponci? Ven?ncio os afrodescendentes; Recado do Morro, o sert?o. Na obra de Machado de Assis, h? contos que criticam a sociedade do s?culo XIX e em 26 poetas hoje poesias marginais da ?poca da ditadura. Um prato cheio para ser explorado pela banca", observa Maria Laura.

Para a professora os elementos narrativos tamb?m s?o fundamentais para quem prestar vestibular na Universidade Federal de Vi?osa (UFV) e na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). "Nessas duas Universidades as provas s?o mais simples. As quest?es s?o mais diretas e na maioria das vezes apresentam quest?es b?sicas de literatura", avalia.

*Thiago Werneck ? estudante de jornalismo da UFJF