Planos para 2007 Aprenda que, com planejamento, os desejos para o pr?ximo ano podem se transformar em realidade. Ent?o, programe-se!


Rep?rter: Renata Cristina
Edi??o: Ludmila Gusman
Design: Laura Ferreira
Dezembro/2006
foto Roupa Branca

Planos ? o que n?o faltam para 2007. H? todos os tipos de sonhos, desejos pessoais, projetos profissionais e um arsenal de dicas para atingir os t?o almejados objetivos.

Comprar um carro, pintar a casa, conseguir um namorado, aprender uma l?ngua, ganhar na loteria, passar no vestibular, viver uma hist?ria de amor. Cada um sonha com o pr?ximo ano.

Para chegar l?, ? que s?o elas. Tem gente que recorre a agendas e registra seus pontos... Outros preferem contar com a ajuda de profissionais que d?o um direcionamento aos projetos. E por que n?o fazer aquela fezinha para o santo de devo??o?

Simpatias a parte, bom mesmo ? pontuar as metas para 2007 e aproveitar a virada do ano para renovar as energias e lutar pelo sonho.

O empres?rio, Andr? Roberto Cassani (foto ao lado), tem apenas 23 anos, mas foi tra?ando seus planos que conseguiu realizar seu maior projeto no ?ltimo ano. "Abri uma lan house e pretendo inaugurar outra loja em 2007", fala otimista.

O caso de Andr? ? uma exce??o quando tratamos de realiza??o de projetos. Muitos se perdem pelo caminho e h? gente que nem sabe por que se desconcentrou de seu plano principal. "Temos tantos desejos que na maioria das vezes ficamos perdidos", acredita a comerciante Daniele Lins.

Se por um lado, h? quem se perca pelo excesso de objetivos, h? tamb?m quem se sinta estagnado pela falta de planejamento. A estudante Aline Vitorino (foto ao lado), 18 anos, diz que n?o se programou para 2006 e, portanto, n?o se lembra de nada que tenha conquistado no ano. "Preciso arrumar um emprego e passar no vestibular", reconhece.

J? a estudante Am?lia Aparecida do Nascimento faz um planejamento mais centrado, baseado na conquista de metas a curto, m?dio e longo prazo. "No final de ano tento visualizar tudo o que pretendo fazer. ? como se fosse uma nova p?gina na minha vida", afirma. Para 2007, seu foco estar? no vestibular de enfermagem, um de sues grandes sonhos. "Vou tentar e come?arei a me preparar desde o ?n?cio", planeja.

H? quem encare a chegada do novo ano como um momento de avalia??o. Este ? o caso do promotor financeiro Felipe Almeida (foto ao lado) que tenta enxergar todos os erros cometidos no passado para que n?o sejam repetidos no futuro. "Essa ? a hora que tenho para reparar tudo isso", acredita.

A "voz da experi?ncia" ? tamb?m aliada do empres?rio Washignton Lu?s da Silva, 24 anos. "A cada ano adquirimos mais conhecimento, fato que nos ajuda a planejar melhor nossas a?es", destaca. E foi com esse racioc?nio que o jovem conseguiu alavancar seus neg?cios e manter quatro lojas no ramo aliment?cio, sendo que a quinta foi inaugurada no m?s de dezembro.

Seu segredo? N?o repetir os mesmos erros dos anos anteriores. Para isso, ele se auto-avalia no encerramento de cada ano. "A virada do ano ? incentivo para que as pessoas se organizem", diz.

Palavra de profissional

A psic?loga Cristiane Tavares explica que as nossas expectativas s?o criadas a partir do psquismo, que por ser din?mico, nos impulsiona a tra?ar metas e objetivos que gostar?amos de cumprir. Para chegarmos ao X da quest?o, ela aconselha que sejam tra?adas metas poss?veis e imposs?veis naquele ano.

Veja algumas dicas para organizar seus projetos para o pr?ximo ano:

  • Fazer uma lista de prioridades separando as pessoais das profissionais;
  • Nesta lista devem existir duas categorias de metas: as que julga poss?veis e as que julga imposs?veis no momento;
  • Avaliar cada prioridade minuciosamente, verificando todos os esfor?os necess?rios para a obten??o de cada uma das prioridades;
  • Estipular prazos para a realiza??o de cada um dos itens da lista;
  • Estipular prazos para rever esta lista, avaliando o que j? alcan?ou e todos os esfor?os feitos para isto, e o que ainda n?o alcan?ou e quais os esfor?os necess?rios para alcan?ar.
  • Para 2007...
    Preciso arrumar um emprego e passar no vestibular de filosofia. Essas s?o as minhas metas para 2007!
    Aline Vitorino, estudante

    Para 2007...
    Quero abrir mais uma loja este ano. Em 2006, consegui atingir meu objetivo que era abrir uma loja no meu bairro. Este ano, quero expandir para o centro.
    Andr? Roberto Cassiani, promotor financeiro

    Para 2007...
    Quero paz, sa?de, prosperidade e, al?m disso, fazer a faculdade de biologia e comprar a minha casa!
    Daniele Lins, vendedora

    Para 2007...
    Vou terminar de construir minha casa e fazer vestibular para Comunica??o Social. Quero tamb?m reparar os erros que me impediram de conquistar objetivos.
    Felipe Almeida, locutor de r?dio

    Para 2007...
    Quero multiplicar meus neg?cios e, ainda, buscar qualidade de vida em minha fam?lia. A base de qualquer projeto financeiro ? a espiritualidade, at? porque tem gente cheia de grana, mas sem paz.
    Sebasti?o Cypriano, consultor

    Para 2007...
    Planejo passar no vestibular e fazer a faculdade de enfermagem. Tamb?m desejo tudo aquilo que muita gente p?e na lista, como sa?de, dinehiro, paz! Que seja um ano bom, pr?spero!
    Am?lia Aparecida do Nascimento, estudante

    Para 2007...
    Quero ter sucesso no meu investimento! Espero que o novo governo seja mais ousado, acredite na for?a do povo e traga propostas mais inovadoras para o com?rcio.
    Washington Lu?s da Silva, comerciante