• Assinantes
  • Autenticação
  • Planos para 2007 Aprenda que, com planejamento, os desejos para o próximo ano podem se transformar em realidade. Então, programe-se!


    Repórter: Renata Cristina
    Edição: Ludmila Gusman
    Design: Laura Ferreira
    Dezembro/2006
    foto Roupa Branca

    Planos é o que não faltam para 2007. Há todos os tipos de sonhos, desejos pessoais, projetos profissionais e um arsenal de dicas para atingir os tão almejados objetivos.

    Comprar um carro, pintar a casa, conseguir um namorado, aprender uma língua, ganhar na loteria, passar no vestibular, viver uma história de amor. Cada um sonha com o próximo ano.

    Para chegar lá, é que são elas. Tem gente que recorre a agendas e registra seus pontos... Outros preferem contar com a ajuda de profissionais que dão um direcionamento aos projetos. E por que não fazer aquela fezinha para o santo de devoção?

    Simpatias a parte, bom mesmo é pontuar as metas para 2007 e aproveitar a virada do ano para renovar as energias e lutar pelo sonho.

    O empresário, André Roberto Cassani (foto ao lado), tem apenas 23 anos, mas foi traçando seus planos que conseguiu realizar seu maior projeto no último ano. "Abri uma lan house e pretendo inaugurar outra loja em 2007", fala otimista.

    O caso de André é uma exceção quando tratamos de realização de projetos. Muitos se perdem pelo caminho e há gente que nem sabe por que se desconcentrou de seu plano principal. "Temos tantos desejos que na maioria das vezes ficamos perdidos", acredita a comerciante Daniele Lins.

    Se por um lado, há quem se perca pelo excesso de objetivos, há também quem se sinta estagnado pela falta de planejamento. A estudante Aline Vitorino (foto ao lado), 18 anos, diz que não se programou para 2006 e, portanto, não se lembra de nada que tenha conquistado no ano. "Preciso arrumar um emprego e passar no vestibular", reconhece.

    Já a estudante Amélia Aparecida do Nascimento faz um planejamento mais centrado, baseado na conquista de metas a curto, médio e longo prazo. "No final de ano tento visualizar tudo o que pretendo fazer. É como se fosse uma nova página na minha vida", afirma. Para 2007, seu foco estará no vestibular de enfermagem, um de sues grandes sonhos. "Vou tentar e começarei a me preparar desde o ínício", planeja.

    Há quem encare a chegada do novo ano como um momento de avaliação. Este é o caso do promotor financeiro Felipe Almeida (foto ao lado) que tenta enxergar todos os erros cometidos no passado para que não sejam repetidos no futuro. "Essa é a hora que tenho para reparar tudo isso", acredita.

    A "voz da experiência" é também aliada do empresário Washignton Luís da Silva, 24 anos. "A cada ano adquirimos mais conhecimento, fato que nos ajuda a planejar melhor nossas ações", destaca. E foi com esse raciocínio que o jovem conseguiu alavancar seus negócios e manter quatro lojas no ramo alimentício, sendo que a quinta foi inaugurada no mês de dezembro.

    Seu segredo? Não repetir os mesmos erros dos anos anteriores. Para isso, ele se auto-avalia no encerramento de cada ano. "A virada do ano é incentivo para que as pessoas se organizem", diz.

    Palavra de profissional

    A psicóloga Cristiane Tavares explica que as nossas expectativas são criadas a partir do psquismo, que por ser dinâmico, nos impulsiona a traçar metas e objetivos que gostaríamos de cumprir. Para chegarmos ao X da questão, ela aconselha que sejam traçadas metas possíveis e impossíveis naquele ano.

    Veja algumas dicas para organizar seus projetos para o próximo ano:

  • Fazer uma lista de prioridades separando as pessoais das profissionais;
  • Nesta lista devem existir duas categorias de metas: as que julga possíveis e as que julga impossíveis no momento;
  • Avaliar cada prioridade minuciosamente, verificando todos os esforços necessários para a obtenção de cada uma das prioridades;
  • Estipular prazos para a realização de cada um dos itens da lista;
  • Estipular prazos para rever esta lista, avaliando o que já alcançou e todos os esforços feitos para isto, e o que ainda não alcançou e quais os esforços necessários para alcançar.
  • Para 2007...
    Preciso arrumar um emprego e passar no vestibular de filosofia. Essas são as minhas metas para 2007!
    Aline Vitorino, estudante

    Para 2007...
    Quero abrir mais uma loja este ano. Em 2006, consegui atingir meu objetivo que era abrir uma loja no meu bairro. Este ano, quero expandir para o centro.
    André Roberto Cassiani, promotor financeiro

    Para 2007...
    Quero paz, saúde, prosperidade e, além disso, fazer a faculdade de biologia e comprar a minha casa!
    Daniele Lins, vendedora

    Para 2007...
    Vou terminar de construir minha casa e fazer vestibular para Comunicação Social. Quero também reparar os erros que me impediram de conquistar objetivos.
    Felipe Almeida, locutor de rádio

    Para 2007...
    Quero multiplicar meus negócios e, ainda, buscar qualidade de vida em minha família. A base de qualquer projeto financeiro é a espiritualidade, até porque tem gente cheia de grana, mas sem paz.
    Sebastião Cypriano, consultor

    Para 2007...
    Planejo passar no vestibular e fazer a faculdade de enfermagem. Também desejo tudo aquilo que muita gente põe na lista, como saúde, dinehiro, paz! Que seja um ano bom, próspero!
    Amélia Aparecida do Nascimento, estudante

    Para 2007...
    Quero ter sucesso no meu investimento! Espero que o novo governo seja mais ousado, acredite na força do povo e traga propostas mais inovadoras para o comércio.
    Washington Luís da Silva, comerciante

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720