Formas de pagamento do IPVA

Por

Sexta-feira, dia 11 de janeiro de 2008, atualizada ?s 14h35

Economista d? dicas da melhor forma de pagamento do IPVA


Thiago Werneck
Rep?rter

Na pr?xima sexta-feira, dia 18 de janeiro, come?am a ser pagas as primeiras parcelas do IPVA. Na hora de fazer o acerto de contas os propriet?rios de ve?culos t?m duas op?es: pagar ? vista, ou dar um um ter?o do valor de entrada e dividir o restante em duas vezes. Mas qual ? a melhor op??o?

A resposta muda de acordo com a situa??o financeira de cada consumidor. O economista, Guilherme Ventura, recomenda que os motoristas calculem a forma de pagamento sempre lembrando que o desconto para pagamento ? vista est? em torno de 3%.

Para quem tem investimentos com rendimento mensal superior a 3% o ideal ? deixar essa quantia render e pagar parcelado. Se a valoriza??o no final de cada m?s for menor que 3% o ideal ? quitar o IPVA ? vista.

Agora se o caso ? de fazer d?vidas no cheque especial, cart?o cr?dito ou empr?stimo a an?lise ? outra. Na maioria desses casos o ideal ? parcelar o IPVA, j? que os juros mensais desses cr?ditos s?o superiores ? 3%. Se forem inferiores, o melhor ? quitar o imposto ? vista.

A quantidade de dinheiro que pode ser economizada varia de acordo com o valor do imposto a ser pago (mais caro quanto mais novos e mais valorizados s?o os ve?culos). Quanto maior a quantia a ser paga, tamb?m cresce a quantidade de dinheiro que pode ser poupada se avaliando a melhor forma de pagamento.