?rvores de Natal ficam mais originais com os novos enfeites As bolas deixaram de ser os ?nicos enfeites das ?rvores de Natal. Flores, animais e muito brilho comp?em o visual da ?rvore contempor?nea

Marinella Souza
*Colabora??o
20/11/08

S?mbolos do Natal, as ?rvores s?o a primeira decora??o natalina que surge dentro de casa. Cada fam?lia com seu estilo, com sua maneira de enfeitar. As bolas h? muito v?m perdendo seu destaque, embora ainda sejam importantes adornos na hora de decorar uma ?rvore.

Num r?pido passeio pelas ruas de Juiz de Fora ? poss?vel observar que as lojas j? come?am a oferecer as mais diversas op?es de enfeites. S?o bichinhos de pel?cia, guirlandas, Papais No?is de todos os estilos, tudo com muito brilho e muita cor para deixar as ?rvores com a cara de cada fam?lia.

Propriet?ria de uma loja de decora??o, Ge?rgia Vidal comenta que a decora??o da ?rvore depende muito de cada fam?lia. "No ano passado, por exemplo, eu montei uma ?rvore na minha casa com pirulitos coloridos, fadas, palha?os, enfim, coisas relacionadas ao Natal, mas voltadas para crian?a. Ficou linda", diz.

Entre as novidades contempor?neas, Ge?rgia destaca as fitas prateadas ou douradas que sempre d?o um ar de sofistica??o ? ?rvore, ramos de flores com glitter e bichos de pel?cia comuns, mas com la?os de fita xadrezes com os tons do Natal. Com eles, a ?rvore fica bonita e mostra a criatividade de quem a est? decorando.

Foto de enfeite prateado Foto de Micjey com roupa de Papai Noel Foto de bola brilhosa

Vendedor de uma outra loja de enfeites, Leonardo Augusto conta que as tradicionais guirlandas e as meias do Papai Noel ainda s?o muito procuradas, mas as pessoas querem mesmo s?o os produtos diferentes, que fujam do convencional. "As bolas s?o muito comuns, em todo lugar tem. As pessoas est?o buscando algo mais original para n?o ficar muito repetitivo", diz.

Foto de enfeite prateado com bolinhas penduradas Foto de blusinha vermelha com enfeite de Papai Noel Foto de c?rulo branco com detalhes em vermelho

Apesar dessa busca pela originalidade, Ge?rgia acredita que, muitas vezes fica dif?cil fugir das bolas e h? o risco de cair no exagero. "? muito dif?cil que uma ?rvore de Natal n?o fique lotada demais, porque a ?rvore carrega um pouco da hist?ria da fam?lia atrav?s dos enfeites. Muitos desses enfeites s?o desnecess?rios, mas ? dif?cil se desfazer dele", comenta.

Foto de ursinhos de pel?cia com motivos natalinos Foto de la?o de fita com detalhes brilhantes Foto de ?rvore com enfeites

Pe?as penduradas, flores, velas, caixinhas de presente vermelhas, douradas ou prateadas tamb?m s?o uma excelente pedida para deixar a ?rvore de Natal bem bonita. Leonardo conta que o fest?o, embora tradicional, sempre sai muito. Seja o verde ou os coloridos. Quanto ?s luzes, Ge?rgia diz que elas ainda s?o usadas, mas tem muita gente que n?o gosta. "Isso ? muito pessoal, depende do gosto da pessoa mesmo".

Foto de muitos enfeites coloridos Foto de palha?o colorido Foto de meia colorida
Seja qual for o estilo da sua fam?lia, o importante ? colocar amor na decora??o da ?rvore e deixar a criatividade fluir para que o resultado agrade a todo mundo.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF