• Assinantes
  • Autenticação
  • Especial Fim de Ano 2008

    Sexta-feira, 19 de dezembro de 2008, atualizada às 13 h

    Alta do dólar está entre os fatores que levam a variações de mais de 390% nos produtos natalinos



    Marinella Souza
    *Colaboração

    Pesquisa realizada pela Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (SAA) revela que os produtos natalinos registram nesta semana uma oscilação de 390,50% nos seis estabelecimentos pesquisados. Na última semana a variação foi de 343,68%.

    Segundo o secretário de Agropecuária e Abastecimento, Renato Garcia, o aumento se deve a vários fatores, entre eles a alta do dólar, considerando que grande parte dos produtos consumidos nesta época do ano são importados.

    Garcia enumera outros motivos. "A discrepância de valores em alguns locais também deve ser levada em conta, assim como a lei da oferta e procura. Trata-se de produtos que não são consumidos em grande quantidade em outras épocas do ano e, quanto maior o consumo, maiores os preços."

    Embora seja comum o aumento desses produtos durante as semanas que antecedem as festas de fim de ano, Garcia admite que o aumento de 2008 foi substancial em relação ao ano passado.

    Notícia que vai agradar é o fato de que em contrapartida aos preços exorbitantes dos produtos natalinos, a cesta básica sofreu queda de 2,85% esta semana. Garcia garante que os dois índices não se correlacionam porque englobam produtos diferentes.

    *Marinella Souza é estudante de Comunicação Social na UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.