De novo no p?reo Com gol de Leandro Guerreiro, equipe entra novamente na disputa por
uma das quatro vagas ? fase final da competi??o

Guilherme Oliveira
Colabora??o
25/09/2006

Minutos antes da partida, os jogadores se reuniram na porta do vesti?rio e com um ?nico objetivo repetiram exaustivamente a frase: "Eu quero, eu posso, eu vou conseguir". Com essas palavras e com o pensamento positivo, o elenco do Tupi entrou em campo certo de que os tr?s pontos seriam da equipe. Depois, no centro do gramado, ainda se reuniram mais uma vez. Estava tudo pronto para a equipe voltar a vencer. Com novo treinador, novo esquema t?tico e novos titulares a vit?ria veio ap?s tr?s derrotas consecutivas.

Se a sorte faltou ao Galo nas ?ltimas partidas - quando a equipe criava e a bola n?o entrava - nesta, contra o Uberaba, ela veio "chorando", mas veio. Aos 43 minutos, da etapa inicial, Leandro Guerreiro pegou a bola pela ponta esquerda, acreditou, e foi para cima do advers?rio, driblou um e cruzou, a bola desviou e enganou o goleiro Paulo C?sar. Foi o ?nico gol da partida, mas o suficiente para dar nova motiva??o ? equipe .

O jogo que colocou frente a frente o ex-treinador do Galo Jos? Maria Pena e o Tupi, clube o qual ele pediu demiss?o dias atr?s, tamb?m deu um ingrediente especial ao confronto. "Cada jogo ? uma hist?ria. O Tupi com certeza mudou. O Joel ? uma pessoa inteligente e o Tupi voltar? a vencer. Espero que n?o seja hoje", disse Pena antes da bola rolar.

O jogo

Atuando no 4-4-2, o Tupi venceu o ent?o l?der da competi??o, o Uberaba. O atacante e autor do gol, Leandro Guerreiro, j? previa uma boa partida com o novo estilo de jogo implantado por Joel. "O esquema de jogo vai facilitar mais o meu entrosamento com o Allan e vamos fazer uma boa partida", disse o atacante se aquecendo para o in?cio da partida.

Jogando com novos titulares e comandado pelo treinador Joel Martins, a equipe, se n?o mostrou um futebol brilhante, mostrou vontade e determina??o durante toda a partida.

1? Tempo

O jogo n?o poderia ter come?ado de forma mais animadora para o Tupi. Logo aos cinco minutos, Leandro Guerreiro sofreu p?nalti e levantou os pouco mais de mil torcedores presentes no est?dio.

O que a torcida n?o esperava ? que o meia perderia a cobran?a (foto ao lado). O goleiro Paulo C?sar pulou para o lado esquerdo e defendeu sem dar rebote. A sorte estaria longe do Galo?

Se o mais pessimista torcedor poderia encarar a perda do p?nalti como um sinal de mais um jogo sem vit?ria, enganou-se. A equipe n?o se abateu e foi pra cima do ent?o l?der da competi??o.

Depois, foi a vez de Allan mandar a bola no travess?o. O meia Juninho tamb?m quase marcou. De perna direita, colocou a bola rente ao poste esquerdo de Paulo C?sar.

A equipe do Uberaba tamb?m teve seus momentos de perigo. Quase abriu o marcador com um gol contra do zagueiro Domingos. O atacante Leandro, do Uberaba, chutou cruzado e o zagueiro colocou o p? na bola que foi lentamente beijar a trave direita. Com defesas seguras , o goleiro Marcelo Cruz fez uma boa estr?ia e salvou a equipe quando saiu de carrinho para interceptar o ataque do Uberaba e levou cart?o amarelo por jogada perigosa

No final do primeiro tempo, a torcida que compareceu em um n?mero menor do que nas partidas anteriores foi recompensada com um gol de "sorte" e vontade do atacante Leandro Guerreiro, aos 43 minutos, quando em um desvio, a bola morreu no fundo das redes.

O treinador Joel Martins saiu contente para o intervalo. "Jogamos bem, poder?amos ter feito mais dois gols. Mas a equipe mostrou um bom futebol", comentou.

2? Tempo

As equipes voltaram sem altera?es. E com o tempo fechando, com a chuva amea?ando cair tamb?m vinha a preocupa??o do torcedor com o segundo tempo, em que o Tupi deixou escapar as vit?rias e empates nos jogos anteriores.

Por?m, os goleiros garantiram o mesmo placar da etapa inicial. E, num jogo de forte marca??o e passes errados, as duas equipes ca?ram de produ??o. O meia Juninho, um dos destaques da partida, saiu contundido devido a uma pancada e Gilson entrou em seu lugar.

Sem o meia armador, o Tupi caiu um pouco de ritmo. Allan come?ava a ter que voltar para buscar o jogo e o Uberaba come?ava a amea?ar, principalmente, em cruzamentos.

Joel ainda sacou o autor do gol Leandro Guerreiro e colocou Douglas. O jogo n?o tinha fortes emo?es, somente aos 45 minutos, um susto para o Galo carij?. O Uberaba marca o gol de empate, mas o bandeirinha j? marcava impedimento. Era realmente o dia do Tupi que voltou a sorrir com a vit?ria e vai tentar buscar na pr?xima qurta-feira a segunda consecutiva e entar de vez na zona da classifica??o.

No final do jogo o cabe?a de ?rea Pires era um dos que mais festejava. "Foi a vit?ria da supera??o, o time atuou bem o tempo todo", comemorava.

Para o treinador Joel (foto acima,) o Tupi est? mais vivo do que nunca. "Ainda faltam muitos jogos, muitos pontos a serem disputados e depois dessa vit?ria o Tupi volta a ser candidato forte", disse Joel, enquanto tinha o seu nome gritado por tr?s torcedores na arquibancada. "Joel! Essa vit?ria ? sua!" e o treinador respondeu: "? de todos n?s!"

O Galo volta a campo na pr?xima quarta-feira, 27 de setembro, quando enfrentar? o Democrata de Sete Lagoas.

Ficha T?cnica

Tupi : Marcelo Cruz, Z? Carlos, Jo?o Paulo, Domingos, J?nior e Jean; Robson, Pires, Juninho; Allan e Leandro Guerreiro. T?cnico: Joel Martins

Uberaba : Paulo C?sar, Alisson (Nei), Derlan, Eduardo e Edimar; Alex (Guilherme), Cafu, J?lio C?sar, Wemerson, Leandro e Walderi. T?cnico: Jos? Maria Pena

P?blico e renda: 1182 torcedores para uma renda de R$ 5.802

Local: Est?dio Radialista M?rio Hel?nio (Juiz de Fora)