Com que cor passar o Réveillon? Ao escolher a roupa do Ano Novo, os mais supersticiosos acreditam no poder de atração das cores. Para especialista, o significado está na força do pensamento

Melissa Ribeiro
Repórter
29/12/2009

Para muitas pessoas, mais do que a beleza ou o modelo da peça, a cor fala mais forte na hora de escolher a roupa para passar o Réveillon. Usar peças íntimas amarelas para trazer riqueza, roupas vermelhas para ter sorte no amor ou brancas para atrair a paz. Muitas das superstições para o Ano Novo estão relacionadas à cor que representa o desejo para o ano seguinte: felicidade, amor, sabedoria, pureza, harmonia, saúde, esperança.

Para a empresária Helenice Castilho, passar a noite de Réveillon usando peças íntimas e roupas amarelas já virou tradição. Ela assegura que o costume traz sorte financeira. "Quando passo de vestido amarelo, acredito que o novo ano fica mais próspero. Meu pensamento fica focalizado. É um tipo de talismã", conta. Para Helenice, além de ser amarela, a roupa tem que trazer algum tipo de brilho para atrair mais dinheiro.

A proprietária de uma loja de lingerie, Juliana Moraes, diz que a procura pelas peças íntimas amarelas chega a aumentar 300% no mês de dezembro, principalmente na semana entre o Natal e o Ano Novo. Ela explica que a cor não tem muita saída durante o ano, mas que às vésperas do réveillon é a mais desejada pelas mulheres. As lingeries vermelhas e brancas também têm grande procura. Segundo Juliana, as vendas das peças brancas chegam a dobrar nesta época do ano.

Juliana conta que os clientes mais supersticiosos também gostam de escolher a cor da roupa com que vão dormir na noite que separa um ano de outro. "Muitas mulheres escolhem a cor da camisola ou levam um pijama para o marido. Elas fazem questão de dizer que estão escolhendo as cores em função de um determinado desejo e situação da vida."

Significados das cores e os valores culturais

armando falconi mostrando os 5 elementos da naturezaSegundo o terapeuta holístico Armando Falconi (foto), a superstição está ligada às crenças e aos valores que cada pessoa traz consigo. "Nós somos o resultado de três coisas: aquilo que pensamos; aquilo que achamos que vai acontecer e aquilo que falamos, repetimos. Se você pensa no amarelo e foca o seu pensamento na riqueza, você acredita que vai alcançar isso", explica.

De acordo com Falconi, a associação dos acontecimentos e dos sentimentos às cores é intuitiva, mas também está relacionada aos valores culturais. "No Brasil, a cor do luto é o preto, mas na China, antes da globalização, o luto era simbolizado pelo branco. O significado das cores é algo que muda de uma cultura para outra e de uma época para outra. No ocidente, o branco é ligado à paz e à crença religiosa. Já no oriente, o branco não é relacionado à espiritualidade, mas sim à transformação, à mudança de ciclo."

Falconi explica que, na cultura chinesa, os significados das cores são baseados em cinco elementos da natureza: madeira (verde), fogo (vermelho), terra (amarelo), metal (branco) e água (cinza). Já na cultura ocidental, a associação é feita com as cores do arco-íris. "As cores do arco-íris têm uma sequencia ascendente que vai do vermelho ao violeta. Quanto mais próximo do violeta, mais a cor é ligada ao espiritual, à entrega ao cosmo."

Segundo o terapeuta holístico, existe uma escala de valores que torna o pensamento mais forte do que a cor da roupa. "Não adianta estar de branco, de azul ou de vermelho se você não acredita no significado da cor. O significado só funciona se você inventar, só acontece se você acreditar." Para ele, o mais importante é a intenção que há dentro da pessoa. "Para aquele que já venceu os valores temporais não é a cor da roupa que importa, mas a maneira como o pensamento é construído, a forma com que ele veste, tinge o espírito, em tons suaves, mais leves ou em tons mais carregados."

Saiba os significados das cores do arco-íris

Violeta: Espiritualidade. Pensamentos superiores. Ligação cósmica.

Índigo (roxo - entre o azul e o violeta): Autoconhecimento. Introspecção.

Azul: Cura. Autocura. Mudanças e transformações pela comunicação intrapessoal (consigo mesmo) e interpessoal (com as outras pessoas).

Verde: Equilíbrio. Perdão. Compaixão.

Amarelo: Cor da gema (gestação, multiplicar valores). Cor do ouro (ampliar posses, fartura, dinheiro).

Laranja: Ligação com a natureza, com o meio ambiente.

Vermelho: Prazer. Paixão. Desejo. Força de vontade.

Fonte: professor Armando Falconi

Os textos são revisados por Madalena Fernandes