Aprenda a fazer uma Apag?o A bebida ? uma das oferecidas na Festa Country.
Quem ensina s?o os barmen Tampinha e Victor

S?lvia Zoche
Rep?rter
19/05/2006
Veja as fotos que mostram o barman Victor preparando uma das bebidas mais vendidas na barraca em que trabalha - o "Apag?o". Clique no ?cone ao lado e descubra os ingredientes!

Aprenda!


Quem saiu de casa para ir ? Festa Country e n?o fez nem um lanche, n?o encontra dificuldades em fazer uma "boquinha" l?. Ao chegar na festa, h? variados tipos de comes e bebes. Segundo o pessoal que trabalha nas barracas de alvenaria, o que a galera mais procura mesmo s?o as bebidas.

E mesmo quem alugou o stand na Festa Country, pela primeira vez, j? sabe que no card?pio dos "comes" tem que ter caldos e churrasquinho. No de "bebes", cerveja, caipirinha e caipir?ssima. Tanto ? verdade que Jo?o Gabriel Meirelles, respons?vel pelo espa?o, fez quest?o de chamar um churrasqueiro conhecido na cidade, que, por sinal, deu nome a barraca: Barraca do Tom. "? a primeira vez que trabalho na festa Country", diz Tom, "mas ? ?timo".

Segundo Tom (foto acima), o que mais sai ? o espetinho de medalh?o de frango e de queijo. Entre outras op?es, est?o o medalh?o de lombo, picanha, por??o de ling?i?a, p?o com ling?i?a e Big Tom, que ? um medalh?o de frango, com queijo, alface e tomate. S? de imaginar, j? d? ?gua na boca.

Na barraquinha de cachorro-quente, a funcion?ria M?rcia Vieira Borges (foto ao lado), espera que as vendas at? o ?ltimo dia de Festa Country chegue a 3500 p?es. "Se Deus quiser!", diz ela, esperan?osa. O segredo de seu molho ela revela. "Alho bem batidinho, caldo de galinha, tomate, cebola e piment?o". E o pessoal que foi experimentou parece ter gostado. "Usamos uma caixa de tomate e meia de cebola e piment?o para fazer o molho. Foram uns 600 cachorros-quentes vendidos", comemora.

Quanto ?s bebidas, Gabriel diz que s? no primeiro dia de festa, foram vendidos muita quantidade. "O pessoal bebe bastante". Foram cerca de tr?s caixas de u?sque, oito litros de cacha?a, sete garrafas de vodka, 60 caixas de cerveja. Foram mais de 100 caipirinhas. Em compensa??o, n?o foram vendidas nem dez garrafas de ?gua.

Para Haroldo Guedin (foto ao lado), respons?vel pela Barraca Country, a Festa Country ? mais festa de bebida. "? o que mais sai na barraca", diz.

N?o foi ? toa que, em quatro anos participando do evento, criou algumas bebidas, como a "Anestesia Geral", uma mistura de menta ou cura?au, vodka, refrigerante de lim?o e gelo.

Na Barraca Fuleragem, o que agita mesmo s?o as bebidas. ? claro que eles investem em caldos, por?es e churrasquinhos, porque ningu?m ? de ferro. Os barmen Tampinha e Victor, que trabalham na Festa Country pela quinta vez, j? inventaram 14 tipos de bebidas diferentes. "S?o v?rios tipos de drinques. O pessoal inventa, experimenta pra ver se ficou legal e gosta", diz Victor.

Fa?a um Apag?o

A rep?rter da ACESSA.com aproveitou e pediu para que um deles preparasse a bebida mais pedida - o Apag?o, um mix de licor de chocolate, leite condensado, vodka e gelo. As medidas... Isso ele n?o soube responder (ou n?o podia, j? que a cria??o ? deles) e disse que mede no "olho". A rep?rter teve que experimentar - somente um gole -, como sempre costuma fazer com outras receitas. Realmente, ? muito bom. Como o sabor da vodka ? quase impercept?vel, se a pessoa exagerar, corre o risco de ter um "apag?o". Quem quiser se atrever, veja como preparar:

Pegue uma coqueteleira e coloque primeiro o licor de chocolate. Acrescente o leite condensado e, em seguida, a vodka. O certo ? que o leite condensado ? que vai em menos quantidade.

Coloque o gelo, na quantidade que desejar. Feche a coqueteleira e mexa para misturar tudo e sirva. Ah! E beba com modera??o.

Veja o nome de algumas outras cria?es de bebidas da galera do Fuleragem.

  • Capet?o - guaran?, ess?ncia, vodka e leite condensado
  • Banana zoom - licor sabor de chicletinho e leite de condensado
  • Poderoso - licor de amendoim, vodka e vinho
  • Orgasmo - vinho, conhaque, vodka e leite condensado
  • Huck - vodka e menta
  • Tes?o - licor fogo universal, vodka e leite condensado
  • CTI - conhaque, vodka, vinho e leite condensado
  • Globeleza - licor de chocolate e vodka

  • Acesse as receitas do S? Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.