Quinta-feira, 2 de dezembro de 2010, atualizada às 17h20

Cantata abre oficialmente Natal em JF, nesta sexta-feira

Aline Furtado
Repórter
Árvore Cantante

O período natalino será aberto oficialmente, em Juiz de Fora, nesta sexta-feira, 3 de dezembro. As luzes de todos os enfeites espalhados pelas ruas centrais e prédios da cidade, assim como as treze árvores distribuídas em pontos de acesso a Juiz de Fora, serão acesas às 20h.

No mesmo horário, 124 meninas e meninos assistidos pelo programa Curumim e 40 idosos do Centro de Convivência do Idoso, ambos desenvolvidos por meio de convênio entre a Associação Municipal de Apoio Comunitário (AMAC) e a Secretaria de Assistência Social (SAS), se apresentam na Árvore Cantante, montada no Parque Halfeld.

No evento, estarão reunidas crianças entre seis e 14 anos assistidas nos núcleos dos bairros São Benedito, Benfica, Santa Luzia e São Pedro (ver mapas), que desenvolvem atividades como teatro, circo, música, xadrez, esportivas e acompanhamento escolar. Já os idosos são atendidos no Centro de Convivência e em núcleos formados nos bairros São Benedito, Benfica, Bandeirantes, Ipiranga, Milho Branco, Nossa Senhora Aparecida e Parque Guarani.

Para a chefe do Departamento de Proteção Básica da AMAC, Rose Condé, a oportunidade, por se tratar de uma ação socioeducativa, significa acesso à cultura, além de ser uma forma de socialização. "É muito importante, tanto para os mais novos quanto para os idosos, já que são trabalhadas, diretamente, a autoestima e a inclusão social. Sem falar na possibilidade de troca de experiências entre as gerações, que é um dos focos dos dois programas."

Os ensaios das crianças e dos idosos tiveram início no mês de maio e foram intensificados com a proximidade da data da apresentação, que, além desta sexta-feira, será realizada no dia 8 de dezembro. O repertório deste ano, composto por 13 músicas, priorizou canções tradicionais do Natal, além de músicas do folclore brasileiro, entre elas Os sinos de Belém (Jingle Bells), Natal das Crianças, Noite Feliz, O Velhinho (Deixei meu sapatinho) e Boas Festas (Anoiteceu).

Além da apresentação do Coral dos Curumins com a participação dos idosos, entre os dias 7 e 18 de dezembro, sempre às 20h, a Árvore Cantante irá receber outros 16 corais e grupos musicais da cidade e da região (veja, abaixo, a programação completa). Ao todo, serão 578 vozes apresentando-se ao longo dos onze dias. A árvore palco tem estrutura metálica, montada de forma escalonada, revestida de madeira e decorada nas cores verde e vermelho.

Cine-Theatro Central

Cine-Theatro CentralMontada no quarto ano consecutivo, a decoração natalina do Cine-Theatro Central será inaugurada na próxima terça-feira, dia 7, às 20h. Ao todo, serão usadas 20 mil luzes, além de arabescos, guirlandas,  estrelas-guia e várias figuras do Papai Noel.

Na data, haverá show, aberto à comunidade, da banda juizforana Beatles Forever. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

 

Programação

Dia 7 - terça-feira – 20h

  • Banda de Música do 2º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais

Dia 8 – quarta-feira – 20h

  • Coral dos Curumins, com participação de integrantes do Centro de Convivência do Idoso

Dia 9 – quinta-feira – 20h

  • Coral Angel's
  • Banda de Música do 10º Batalhão de Infantaria

Dia 10 – sexta-feira – 20h

  • Coral Cesama
  • Coral do Núcleo da 3ª Idade / Amac de Benfica "Recanto da Alegria"

Dia 11 – sábado – 20h

  • Expressão e Canto
  • Coro Lírico (Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano)

Dia 14 – terça-feira – 20h

  • Coral Pró-Música
  • Coral Tuana Tua Nzambi (Igreja Adventista)

Dia 15 – quarta-feira – 20h

  • Coral Municipal Juiz de Fora
  • Coral OAB
  • Vox Uomini

Dia 16 – quinta-feira

  • Coral São Tarcísio (Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro)

Dia 17 – sexta-feira

  • Coral Filadélfia (Igreja Missionária Filadélfia)

Dia 18 – sábado

  • Meninas Cantoras de Lavras (Prefeitura Municipal de Lavras)

Os textos são revisados por Thaísa Hosken