Quinta-feira, 2 de dezembro de 2010, atualizada às 13h

Feiras de Natal movimentam o comércio em Juiz de Fora

*Eliza Granadeiro
Colaboração
Foto da feira de natal

O Natal está chegando e, para quem procura por enfeites e presentes, uma opção é ir às feiras de artesanato em Juiz de Fora. Além de oferecerem produtos exclusivos, algumas são organizadas por igrejas como uma forma de arrecadar dinheiro para as instituições de caridade. Os produtos encontrados são para todos os gostos e bolsos. Há desde enfeites de feltro por R$ 1 a árvores natalinas por R$ 160. O Portal ACESSA.com relacionou alguns eventos que estão movimentando a cidade. Confira.

  • Feira de Natal da Paróquia Nossa Senhora do Rosário
    É realizada de 2 a 21 de dezembro, das 9h às 18h, na rua Santo Antônio 1010, loja 28. Alguns dos produtos encontrados são enfeites de feltro e de madeira, guirlandas e panos de prato. "A grande vantagem das pessoas comprarem aqui é que elas estarão contribuindo para as reformas da igreja", comenta a voluntária da feira, Maria Lúcia de Moura.
  • Feira do Mosteiro Santa Cruz
    Ocorre de 3 a 5 de dezembro, no Exposhop. O horário de funcionamento na sexta, dia 3, é das 14h às 21h, no sábado, das 10h às 21h e no domingo, das 10h às 20h. Dentre os produtos confeccionados pelas monjas do mosteiro tem-se presépios, guirlandas, cartões, bloquinhos de anotação, geleias e doces.
  • O II Santa Casa - feira de artesanato e trabalhos manuais
    A feira começa no dia 6 de dezembro e termina no dia 10. Os interessados em conferir os produtos em exposição devem se dirigir ao jardim do hospital, das 10h às 16h. Além de peças em tricot e crochê, há itens em madeira, biscuit, MDF e gesso.
  • Movimento Familiar Cristão (MFC)
    O Movimento Familiar Cristão (MFC) promove uma feira de Natal no Psiu (Rua Halfeld, 781), de 10 a 12 de dezembro e também de 17 a 19 de dezembro. Na sexta, o funcionamento é das 18h30 às 21h. No sábado, a feira é realizada das 10h às 19h e no domingo, das 10h às 17h. Bolsas, panos de prato, bijuterias e bordados são as alternativas de presentes. Uma parte do dinheiro arrecadado será destinada para os trabalhos sociais do MFC e para o Instituto Família.
  • Feira de Natal no Mercado Municipal
    O Mercado Municipal abriga uma feira natalina até o dia 30 de dezembro. O horário de funcionamento é das 8h às 19h em dias de semana. No sábado, o local fica aberto das 8h às 17h e no domingo, das 9h às 13h. As peças artesanais à venda são guirlandas, papais-noéis e enfeites diversos. A artesã Ângela Vilela explica que esse ano a expectativa é de vender 80% dos produtos expostos. "Uma das diferenças dessa feira é que as peças são produzidas com materiais reciclados. Assim, quem comprar vai contribuir para a preservação do meio ambiente", explica a artesã.
  • Feira de Natal na Praça Antônio Carlos
    Ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, até o dia 30 de dezembro. Há uma grande variedade de opções para presente.

*Eliza Granadeiro é estudante do 6° período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Thaísa Hosken