Atletas de mountain bike de JF encaram desafio em Barra do Pira?

Por

Atletas de mountain bike de JF encaram desafio em Barra do Pira?
Quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013, atualizada às 12h28

Atletas de mountain bike de JF encaram desafio em Barra do Piraí

Da Redação

Reconhecidos internacionalmente, vários ciclistas de elite de Juiz de Fora encaram, neste domingo, 17 de fevereiro, um dos primeiros desafios do ano: o MTB Race Series, que será disputado na cidade de Barra do Piraí (RJ). O evento de mountain bike conta com um percurso de 30 quilômetros, passando por trechos da Mata Atlântica, trilhas acidentadas (as chamadas single tracks) e estradas secundárias.

Estão inscritos no evento Robson Aloísio Alfredo Silva, tetracampeão brasileiro de MTB Cross Country, e a supercampeã Roberta Stopa. Para ela, por se tratar de sua primeira prova no ano, o evento servirá com um treinamento de luxo, já visando à primeira prova internacional, que ocorre no dia 10 de março. As provas regionais são de grande valor em sua preparação para eventos de níveis nacional e internacional. "Espero que esse evento seja o primeiro de muitos outros, que se mantenha no calendário e que a cada ano essa prova se torne mais importante", comenta a atleta.

O crescimento da modalidade, assim como o ciclismo de modo geral, não tem passado despercebido por Roberta, que já tem 18 anos de carreira. "Essas competições têm crescido muito. Não só a nível profissional, como também entre os amadores. Cada vez mais gente tem usado a bicicleta como lazer, transporte e para atividade física. E, eventos como esse só fazem engrandecer o esporte e aumentar o interesse", comemora.

Usando a competição como treinamento para provas de triathlon de longa distância, o atleta Brener Belozi vê o MTB Race como um novo desafio, já que só participa de provas com mais de um esporte atrelado. "Como estou treinando para o Ironman, tenho priorizado um volume maior no pedal, daí encarar uma prova com distância curta de MTB, será um grande desafio, pois a intensidade será alta", comenta Brener, por meio da assessoria do evento.

 Os textos são revisados por Juliana França