Quibe assado de batata Uma op??o bem f?cil e nutritiva para o primeiro dia do ano



Rep?rter: Fernanda Leonel
Design: Laura Martins Ferreira

ACESSA.com multim?dia
Passo-a-passo da receita em fotos Imprima esta receita

Mais receitas ?rabes:

Que tal aprender uma receita f?cil, saborosa e que pode substituir ou acrescentar suas refei?es no primeiro dia de 2008?

A dica ? conhecer e aprender a fazer o quibe de batata assado. Uma receita ?rabe, que pode ser servida junto com uma salada na hora do almo?o, ou mesmo ser "a boa" na hora do lanche da tarde.

Saud?vel, o quibe ainda tem outro trunfo que promete agradar muita gente: n?o ? muito cal?rico. E para quem se gosta de seguir ? regra todas as tradi?es, a mesma receita - com cerca de 100 gramas a menos de trigo - serve para fazer a massa que pode ser comida sem necessidade de ir ao forno.

Quem ensina essa del?cia ? a culinarista Maria de Lourdes Nader Farah (foto abaixo). Como o pr?prio sobrenome indica, ela ? descendente de ?rabes e acabou se especializando como culinarista dessa ?rea.

"Essa receita segue a risca a tradi??o. Est? exatamente igual ao que minha av?, por exemplo, fazia h? muitos anos. ? saborosa e ainda muito saud?vel. Uma op??o e tanto para quem n?o quer comer carne nos pr?ximos dias", aconselha a culinarista.

O quibe assado de batata tamb?m ? um prato que tem custo baixo. Os ingredientes s?o simples, f?ceis de achar e n?o pesam no bolso de ningu?m. Ali?s, com essa receita ? poss?vel fazer cinco por?es da del?cia.

A primeira coisa que quem topar a parada deve saber ? que ? preciso lavar o trigo uma hora antes de come?ar a colocar a m?o na massa...literalemente. O ingrediente que ? um dos principais fica mais gostoso quando acaba obedecendo esse "ritual", segundo explica Maria de Lourdes.

No mais, ? tudo simples. Dourar as cebolas no azeite - que tamb?m n?o falta para dar mais sabor ? mistura de trigo, batata e demais ingredientes -, fazer uma massa de hortel? e temperar com a t?pica pimenta s?ria. Facilmente encontrada em Juiz de Fora, de acordo com a culinarista.

O recheio do quibe, que ? feito com queijo, tamb?m ? uma oportunidade para quem resolveu se arriscar na cozinha provar novos sabores. Para a especialista em comida ?rabe, que fez a receita da vez com o famosos queijo Minas, vale a criatividade na hora de escolher qual vai ser o tipo do queijo usado no quibe.

"Eu s? n?o aconselho as pessoas a usarem o Chedar, que acredito que ? forte. Mas tamb?m nunca experimentei. De repente para quem gosta muito pode ser uma op??o. Mas tirando ele, fica a escolha de quem tem mais prefer?ncia por esse ou aquele sabor".

Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.