Mercado de flores aquecido o ano todo Engana-se quem pensa que a primavera ?
a ?nica esta??o das grandes vendas


Priscila Magalh?es
Rep?rter
30/08/2007

Ao contr?rio do que a maioria das pessoas pensa, primavera n?o ? mais sin?nimo de flores para o mercado. Segundo a propriet?ria de uma floricultura, em Juiz de Fora, Eleoni Kopke, (foto abaixo) n?o existe ?poca para as plantas florescerem. "N?o temos mais sazonalidade. As plantas s?o criadas em estufa, o que permite simular o ambiente natural delas", explica.

O irm?o de Eleoni e tamb?m propriet?rio de floricultura, Ebson Kopke (foto abaixo), conta que as maiores vendas ocorrem em datas comemorativas. "H? alguns anos, os casamentos s? aconteciam em maio. Hoje, durante todo o ano temos eventos e datas comemorativas (leia mat?ria). As flores se tornaram uma ?tima op??o de decora??o e presentes. Vendemos muito em dias comemorativos de santos e padroeiros, no dia da secret?ria, do radialista e por a? vai".

As flores tamb?m s?o respons?veis por movimentar o mercado na cidade. Atualmente, existem cerca de 60 floriculturas e, segundo Ebson, a concorr?ncia ? grande e este ano as vendas cresceram cerca de 8% e 10% em rela??o ao ano passado.

Segundo ele, as melhores ?pocas para o mercado s?o o segundo e o quarto trimestres. "No segundo trimestre, pegamos o dia dos namorados e o dia das m?es. J? no quarto, temos muitos casamentos e as festas de final de ano", explica.

Foto da Eleoni Foto do ebson

Para Ebson, a ?nica esta??o do ano que pode atrapalhar o desenvolvimento das flores ? o inverno. Nessa ?poca, h? uma redu??o da produ??o e um aumento dos pre?os. "Mas n?o pense que isso ? motivo para atrapalhar o neg?cio. As pessoas acabam escolhendo em fun??o do pre?o e levam uma mais barata, mais n?o deixam de comprar".

Para driblar a concorr?ncia

Ebson diz que escolheu o mercado de flores para investir, porque ? um mercado que possibilita boas id?ias, mas que ao mesmo tempo ? carente delas. "J? consegui desenvolver muitas id?ias boas e ainda tenho muitos projetos".

Um dos diferenciais ? a loja virtual que est? na internet h? um ano e cinco meses. Segundo o propriet?rio, vende cerca de 38 flores por m?s. Ele notou tamb?m um crescimento das vendas no espa?o f?sico da loja por causa da internet. "O mais interessante ? que esta loja ? feita para os clientes que n?o s?o daqui. A rotatividade na cidade muito grande por causa das faculdades, onde as pessoas fazem muitas amizades. Quando v?o embora, querem presentear as pessoas que ainda est?o aqui e acabam procurando a nossa loja virtual".

Quando o entregador vai ? casa da pessoa levar o presente, ele leva junto uma c?mera fotogr?fica. "Esse momento ? especial, porque fazemos o registro do momento m?gico da entrega. Quem fez a encomenda recebe a foto e, al?m de se certificar de que a entrega foi feita, pode ver a rea??o da pessoa", explica o propriet?rio, que j? tem a id?ia de gravar v?deos desse momento.

Foto da flor rosa Foto da flor vermelha Foto da flor lil?s

Outra aposta para vencer a concorr?ncia ? a assinatura de flores. A pessoa escolhe o que quer mandar, para qual endere?o e quando. "Fazemos a entrega de acordo com a necessidade do cliente". O envio de flores tamb?m ? uma alternativa. Algumas empresas contratam o servi?o da floricultura para ela enviar flores, como presente, aos clientes.

"No envio de flores, a empresa nos passa a agenda de anivers?rio de seus clientes. N?s escolhemos uma flor que tenha mais a cara da empresa, como a cor, por exemplo, e enviamos para os clientes. ? ?timo ser lembrado, principalmente por quem n?o esperamos", explica Ebson.

Ebson e a irm? apostaram tamb?m em uma Escola de Design Floral. Eles ministram as aulas e a proposta ? uma parceria com outra empresa da cidade pra profissionalizar ainda mais o curso. "Cerca de 80% de quem nos procura quer aprender a cuidar de plantas e fazer o arranjo por hobby. ? muito importante atender esse mercado", explica.

Para fortalecer o mercado na cidade

Segundo Ebson, o que falta para fortalecer o mercado de flores em Juiz de Fora ? a uni?o. "Seria ?timo se pud?ssemos criar uma cooperativa de floriculturas aqui. Isso iria possibilitar comprar mais, diminuir o pre?o, aumentar o lucro e ter lojas mais confort?veis".

Ele diz n?o ter medo da concorr?ncia. "Ela ? muito boa, pois aquece o mercado. O cliente funciona por compara??o e ? ele quem decide. As boas empresas ficam no mercado", explica.

Foto da flor Foto da flor

De acordo com ele, as mulheres heterossexuais s?o as respons?veis por cerca de 60% de todas as compras. enquanto que os homossexuais ficam com 15% e restante ? para homens heteressexuais. As ocasi?es que atraem mais vendas s?o as formaturas e os casamentos, enquanto que as datas comemorativas que mais contribuem para aquecer o mercado ? o dia das m?es e dos namorados.