Como cuidar de animais abandonados

Por

C?es abandonados
Veja que cuidados tomar com os c?es abandonados e o que
observar na hora de adotar um deles

Priscila Magalh?es
Rep?rter
27/02/2008

Para algumas pessoas, ter um cachorro em casa ? sin?nimo de bagun?a e sujeira. Para outras, o animal traz alegria, ? companheiro e proporciona seguran?a.

Foi como aconteceu na rep?blica de Lucas Campos, onde a cadela Lady, da ra?a labrador, est? h? tr?s semanas. "Quer?amos um cachorro e estamos satisfeitos, porque ela brinca com a gente, pula e alegra o ambiente".

Mas Lady n?o ? uma cadela qualquer. Ela j? tem uma ano de idade e Lucas foi at? o Canil Municipal adot?-la. "Fomos ao canil, porque l? tem muitos animais abandonados e que est?o sofrendo. N?o era poss?vel n?o encontrar, l?, um animal que gost?ssemos", explica o estudante.

Quando ele e os amigos chegaram no Canil, foram ver todos os c?es e quando passaram perto de Lady, ela come?ou a pular e brincar. "Gostamos dela por causa disso e resolvemos ficar com ela mesmo".

A veterin?ria do Canil Municipal, Liza Helena Ramos Nery, diz que antes de adotar um animal, ? necess?rio observar tamanho e ra?a. "Deve-se saber que o animal vai estar com voc? por cerca de 15 anos e que voc? ? o respons?vel por ele. N?o adianta adotar e depois querer abandonar porque cresceu demais e est? destruindo a casa", explica ela. Antes da ado??o, o candidato passa por uma entrevista e assina um termo de responsabilidade.

Al?m disso, os animais precisam de cuidados durante a vida, como vacinas, vermifuga??o, cuidados de higiene, al?m de passeio e carinho. Liza diz que ? bom evitar que o animal fique sozinho em casa, principalmente quando ? tem poucos meses e est? em per?odo de receber a educa??o b?sica. Sozinho, ele pode fazer bagun?a, j? que n?o sabe o que ? certo e errado.

"Uma boa educa??o ? feita atrav?s da repeti??o. Quando o c?ozinho fizer algo errado, mostre que aquilo n?o pode ser feito. Por exemplo, se ele pegar um objeto que n?o pode, tire dele e d? um que pode, como um brinquedo. Assim, ele vai aprendendo". Para isso, ? necess?rio muita paci?ncia e carinho.

? assim que Lucas e seus amigos fazem com Lady. "Quando ela faz xixi em lugar que n?o deve, esfregamos o fucinho dela no lugar e dissemos que n?o pode fazer. Se ela quer entrar dentro de casa, dissemos que n?o pode e ela sai. Aos poucos Lady est? aprendendo", explica ele.

A primeira provid?ncia que Lucas tomou foi levar a cadela ao veterin?rio para tomar as vacinas. Com rela??o aos outros cuidados, ele diz que ela toma banho a cada 15 dias, se alimenta duas vezes ao dia e ganhou coleira e brinquedos, tudo como o veterin?rio sugeriu.

Liza diz que quando animais abandonados s?o encontrados na rua, deve-se ter cuidados, como n?o se aproximar e n?o cham?-los. "Como s?o animais de rua, n?o sabemos se est?o vacinados. Se ele n?o se mostrar agressivo, ligue para o 156, que o Canil vai recolher. Mas se for um animal de porte maior ou agressivo, deve-se ligar para o corpo de bombeiros, pelo 193".

Segundo Liza, o Canil recolhe cerca de 20 c?es por semana. Por?m, o n?mero de ado?es n?o chega a tanto. A m?dia ? de tr?s por dia. "Mas o n?mero tem aumentado. As pessoas est?o se conscientizando de que estes c?es precisam de um dono e elas podem oferecer a eles o mesmo carinho que dariam a outro que teriam comprado", completa.