• Assinantes
  • Fim de Ano
    Sábado, 20 de dezembro de 2014, atualizada às 11h53

    Saiba como fazer um planejamento financeiro para o próximo ano

    Eduardo Maia
    Repórter
    planejamento financeiro

    A chegada de um novo ano é vista para muitos como um momento promissor. Tempo de intensas promessas de renovação e mudança de hábitos, em busca de resultados diferenciados. Um dos pontos que muito preocupam as pessoas, principalmente os chefes de família, é o planejamento financeiro. O cuidado na hora de se calcular gastos, aplicar os recursos de maneira adequada são importantes formas de garantir a tranquilidade durante todo o ano.

    A coordenadora do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Maria Isabel Alvim, explica como o planejamento se torna fundamental para diminuir problemas familiares em relação à receita e à despesa. "O tema economia doméstica necessita de atenção especial da sociedade, assunto este que, desde cedo, deveria ser abordado nas escolas, com o objetivo de formar crianças e adolescentes controladores do orçamento familiar, ou seja, futuros gestores do lar", sugere.

    Para a especialista é necessário fazer quatro perguntas antes de se estabelecer um planejamento.

    - Você se programa financeiramente para atingir seus objetivos?
    - Você leva em consideração a realidade para definir seus objetivos?
    - Você tem os pés no chão?
    - Conhece suas despesas mais significativas?

    Isabel explica que é preciso verificar se o que se gasta é realmente necessário. A partir desta análise, é possível propor um sistema de poupança para realizar um desejo. "Seus objetivos têm de se adequar à realidade, portanto o ideal é não gastar mais do que se pode. Racionalmente falando, o correto é guardar, pelo menos 10% do que se ganha, para uma eventualidade ou mesmo para realizar aquela viagem dos seus sonhos", completa.

    Um dos pontos em que a pessoa deve ficar alerta é o gasto com cartões de crédito e movimentações financeiras. "A utilização do cartão de crédito é de suma importância e é preciso cuidado com os impulsos de marketing. Não gaste sem necessidade e, principalmente, não confunda necessidade com desejo: as necessidades deverão ser atendidas, mas desejos somente quando houver uma "folga" nos seus recursos financeiros", recomenda.

    Plano de gastos

    Isabel demonstra um passo a passo para que as pessoas possam organizar o orçamento familiar, observando as relações entre os gastos e as despesas. Ela orienta separar o orçamento por categorias que se ajustem a sua vida atual e a forma como está vivendo. A partir dessas categorias e do controle diário de despesas, é possível mostrar como fazer o corte de despesas. A principal dica da especialista é fazer um orçamento baseado na sua renda atual e fazer com que o estilo de vida seja condizente com sua condição financeira.

    Confira as dicas para um bom planejamento de gastos.

     

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.