Segunda-feira, 29 de dezembro de 2014, atualizada às 13h

Bancos funcionam até esta terça-feira, 30 de dezembro

bancos

Quem quiser pagar contas ou boletos ainda este ano só tem até esta terça-feira, 30 de dezembro, para ir aos bancos. No dia 31 de dezembro não haverá atendimento ao público nas agências e só serão feitas operações entre instituições financeiras e serviços de compensação de cheques e outros papéis, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Já no dia 1º de janeiro é feriado nacional e não haverá atendimento ao público nas agências bancárias. Além disso, a data não é considerada dia útil para fins de operações praticadas no mercado financeiro e de prestação de informações ao Banco Central do Brasil.

As contas com vencimento nesses dias podem ser pagas no primeiro dia útil de 2015, sexta-feira (2), sem cobrança de juros ou multas. A regra está na Lei 7.089/83, que proíbe a "cobrança de juros de mora, por estabelecimentos bancários e instituições financeiras, sobre títulos de qualquer natureza, cujo vencimento sábado, domingo ou feriado, desde que quitado no primeiro dia útil subsequente".

No dia 2 de janeiro, as agências bancárias funcionarão normalmente para atendimento ao público, segundo a Febraban. Os caixas eletrônicos e os serviços de internet banking serão mantidos normalmente todos os dias.

Com informações da Agência Brasil

ACESSA.com - Bancos funcionam at? esta ter?a-feira, 30 de dezembro