Sexta-feira, 16 de dezembro de 2016, atualizada às 9h50

Polícia Militar dá dicas de segurança para as compras de Natal

Da redação

Nesta época de compras de Natal e o aumento do fluxo de pessoas nas ruas, a Polícia Militar (PM) recomenda aos compradores a manterem a atenção em todos os momentos e evitar se expor como alvo fácil de assaltos. “O infrator está sempre de olho na pessoa distraída com sacolas de compras, bolsas e, principalmente, aquelas que estão falando ao celular”, alerta o capitão Santiago, chefe da Sala de Imprensa da Polícia Militar de Minas Gerais (PM-MG). Andar em vias movimentadas com o celular à mostra pode incentivar a ação de criminosos. Por isso, a polícia orienta que o cidadão esteja sempre alerta para movimentações suspeitas, como empurrões e esbarrões, e procure um local seguro, como uma lanchonete, para responder mensagens e atender a ligações.

Outra prática que pode evitar um possível assalto é a de carregar pouco dinheiro no momento das compras. “É recomendável que as compras sejam feitas com cartões de crédito e débito”, declara Santiago. Caso seja necessário o pagamento em dinheiro, este deve ser feito de forma discreta; é aconselhável que o transeunte esteja sempre acompanhado, principalmente se for comprar muitos presentes de valor.

Com relação a automóveis estacionados na rua, a orientação é não deixar as compras à vista nos bancos. “Qualquer pertence, bem como como sacolas, bolsas e caixas, por exemplo, deve ser guardado no porta-malas do veículo”, explica o capitão.

Lojistas

A PM também orienta os comerciantes a redobrarem à atenção, pois a concentração de pessoas nas lojas permite que criminosos se aproveitem da confusão para praticar furtos. Os caixas devem ficar em locais pouco acessíveis, como os fundos da loja, o que dificulta a fuga do infrator do interior do estabelecimento.

Manter a loja sempre monitorada por câmeras, alarmes ou funcionários também desestimula possíveis assaltantes. Em caso de qualquer suspeita, a Polícia Militar deve ser acionada. “É importante que o comerciante esteja atento ao comportamento dos clientes, ou seja, se existe alguma pessoa observando a movimentação da loja”, adverte.

Crianças

Os pais devem redobrar os cuidados com as crianças quando levarem os filhos para fazer compras. É importante que sejam mantidas sempre por perto e portarem algum tipo de acessório com identificação, caso se afastem dos pais.

Caso alguém encontre uma criança perdida, ela deve ser levada até um agente público de segurança. Se os familiares perderem uma criança, a recomendação é procurar a delegacia mais próxima ou acionar o 190 – a mesma regra vale para qualquer situação de risco ou emergência.

Com informações da Agência Minas