Sábado, 31 de dezembro de 2016, atualizada às 10h

Juiz de Fora terá crescimento na economia em 2017, afirma Eduardo d'Oxossi

Da redação

Para o babalorixá Eduardo d'Oxossi, o ano de 2017 será favorável à economia juiz-forana e será marcado por transformações na esfera política local. De acordo com o sacerdote do candomblé, 2017 será regido por Xangô, Orixá da Justiça, das montanhas, do fogo e do trovão, com fortes influências no segundo semestre de Oxalá, entidade da brancura, paz e harmonia.

A pedido do Portal ACESSA.com, d'Oxossi consultou os búzios e informou algumas previsões para acontecimentos marcantes do ano que vem na cidade, no país e no mundo. Confira a seguir.

Cenário global

Segundo as previsões de d'Oxossi, os EUA romperão importantes alianças internacionais e construirão novos acordos, causando forte impacto na política mundial e na popularidade do presidente Donald Trump, que perderá muito apoio dentro do próprio partido. No segundo semestre, devem ocorrer atritos entre os Estados Unidos e nações até então aliadas; a situação de conflitos no Oriente Médio deve continuar ao longo do ano.

Política nacional

Para os Orixás, em 2017, o juiz Sérgio Moro poderá ser afastado das investigações da Operação Lava-Jato. O ano será turbulento para a política brasileira, com a substituição de três ministros no primeiro semestre e a morte de um grande nome da política nacional.

O início do ano será marcado ainda pelos efeitos da crise nos estados. Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e alguns estados do Nordeste dependerão de articulação com o Governo Federal para amenizar a recessão e, somente no segundo semestre, restabelecer suas contas e prestações de serviços.

O presidente Michel Temer instituirá reformas na previdência, educação e saúde, mas perderá apoio de importantes partidos aliados e terá grandes dificuldades para aprovar projetos no segundo semestre. Os búzios apontam mais um ano de crise e recessão, mas com sinais de fortalecimento e retomada do crescimento econômico no último trimestre.

Juiz de Fora

Nas previsões dos Orixás, Juiz de Fora será pouco afetada pelo cenário nacional de crise, apresentando crescimento da economia já no início de 2017. Pelo relevo montanhoso, a cidade é regida pelo Orixá Xangô, deus do trovão.

De acordo com d'Oxossi, Xangô prevê grandes mudanças na composição da Câmara Municipal, com a possibilidade de um suplente assumir o cargo; entretanto, a opinião pública pode ser abalada por um escândalo envolvendo um vereador. O saldo do ano será de mais empregos, saúde e harmonia para a população, mas isto dependerá da capacidade do prefeito reeleito Bruno Siqueira de construir novas alianças e estar mais espiritualizado e próximo do povo.

2017 também será decisivo para o time do Tupi, marcado por grandes transformações em seu elenco e muitas conquistas e vitórias. D'Oxossi prevê um ano de fortes investimentos no esporte nacional. Os clubes mineiros Atlético, Cruzeiro e América-MG também terão um ano de reafirmação no cenário do esporte brasileiro, com grandes chances de o América voltar à Série A do Brasileirão.


ACESSA.com - Juiz de Fora ter? crescimento na economia em 2017, afirma Eduardo d'Oxossi