Computadores de bolso

Por

Na palma da sua m?o
Computadores de bolso: suas informa?es com voc? em qualquer lugar

Deborah Moratori
26/03/03

Com o lan?amento de computadores de bolso cada vez mais modernos e eficientes, aquela nossa velha e companheira agenda de papel mais parece objeto da era pr?-jur?ssica. Os saudosistas que nos desculpem, mas com um equipamento que permite registrar compromissos importantes, fazer anota?es, al?m de armazenar e acessar instantaneamente nomes, n?meros de telefone, endere?os e e-mails, n?o resta outra alternativa se n?o a aposentadoria da agenda. Um canto esquecido de uma gaveta,
talvez?

Tamb?m conhecidos como palm tops e PC's de bolso - de personal computers -, esse equipamento que pode caber na palma da m?o ou no bolso de uma camisa tem rel?gio, calculadora, agenda e ainda: alarme de compromissos para voc? nunca mais esquecer suas reuni?es e o anivers?rio daquele seu amigo de que voc? nunca se lembra.

Rapidez
Essa foi a primeira vantagem que os computadores de bolso apresentaram em rela??o ? agenda convencional. Bastava digitar uma letra e o telefone daquele bombeiro que consertou o encanamento da sua casa da ?ltima vez que estragou aparecia. Assim: simples e r?pido.

Aos poucos outros benef?cios come?aram a ser adicionados como games, editores de texto, planilhas, conversores de moeda, mapas e uma infinidade de outros programas, sendo que hoje j? reconhecem at? escrita manual para pequenas anota?es. S? faltava o acesso ? Internet. N?o falta mais.

Cada vez mais eficientes para o gerenciamento das tarefas profissionais e pessoais, os equipamentos eletr?nicos port?teis ainda permitem guardar arquivos digitais de imagens e som em formato MP3.

O psic?logo Jos? Luis Garcez Palha, por exemplo, tem arquivada no seu PC de bolso a foto de seu cachorrinho Bingo (veja foto). Al?m de utilizar o palm top para organizar a agenda do consult?rio, o psic?logo conta que todas as despesas e pagamentos de clientes s?o controlados atrav?s de uma planilha armazenada no equipamento. "O controle bactercida do Bingo tamb?m est? gravado no computador, al?m de minhas receitas culin?rias", revela.

Embora o produto n?o seja facilmente encontrado em Juiz de Fora, o psic?logo, que comprou o aparelho pela Internet, destaca outra vantagem que os palm tops apresentam em rela??o ? agenda eletr?nica - a possibilidade de troca de informa?es com um computador convencional e com o telefone celular. Jos? Luiz ressalta ainda a fun??o de defini??o de prioridades e avisos de tarefas dispon?vel no aparelho. "Al?m de tudo, ainda posso me conectar ? Internet atrav?s de um celular", finaliza.

Para quem vai comprar um PC de bolso ? importante estar atento a alguns detalhes.

PC de bolso

? importante investir em marcas confi?veis. Profissionais do ramo definem algumas marcas mais conhecidas e vendidas, entre elas: Casio, Compaq, Handspring, HP, IBM, Palm, Psion, Siemens, Sony e Toshiba.

Como todo aparelho port?til, a quest?o minimalista ? importante. Nesse caso, fique atento ? espessura, leveza e tamanho do computador de bolso.

Design tamb?m ? importante. N?o basta ter estilo, o computador de bolso deve ser funcional, com teclas de atalho para navega??o no painel frontal que facilitem o manuseio do aparelho. A entrada para outros dispositivos como cart?o de mem?ria, o microfone, a porta de infravermelhos ou a sa?da de som e o bot?o de scroll tamb?m devem ser pr?ticos.

Outro detalhe importante: verificar a resolu??o da tela e se proporciona n?veis de imagem bons e facilidade de leitura.

Fique atento tamb?m ? velocidade do processador e ? capacidade de mem?ria, se garante grava??o de som e reprodu??o de v?deo e MP3 e armazenamento de aplica?es pesadas, como apresenta?es em PowerPoint.

Verifique ainda sobre a possibilidade de sincroniza??o com seu computador para transfer?ncia de dados para o palm top. Observe tamb?m se o aparelho permite adicionar perif?ricos, como um modem, um teclado, uma c?mera digital etc., atrav?s do conector universal. E se pode transmitir seus arquivos e aplica?es para outros usu?rios de computadores de bolso com infravermelho.

*Passe o mouse sobre as fotos para ver o cr?dito.