Martiataka
Rock n' roll do outro mundo

Deborah Moratori
27/03/03

Divulga??o Aten??o passageiros, apertem os cintos porque Martiataka esta aeronave. Observadores da Nasa alertam sobre o bombardeio com armas qu?micas ultra-poderosas como o mais puro e destrut?vel rock n' roll. E o Pent?gono j? descobriu a identidade dos alien?genas. Tr?s deles s?o origin?rios de Ub?, uma pacata cidadezinha do interior de Minas Gerais, Brasil. Foi l? onde tudo come?ou...

W. Del Guiducci, no vocal. Fabricio Barreto e Sandro Cadeado, nas guitarras. Douglas Gomes, na bateria. Thiago Salom?o, no baixo. Martiataka novamente, temporada 2003.

Depois de um f?rtil retiro de final de ano em Marte - afinal de contas, todo mundo merece um "descansozinho" - onde os veteranos Del, Fabricio e Sandro recrutaram os mais novos alien?genas, Douglas (no lugar de Ricardin Coimbra) e Thiago (substituindo Daniel Andrade), a banda Martiataka est? de volta aos palcos de Juiz de Fora.

Foto: Ant?nio Olavo Cerezzo Foto: Ant?nio Olavo Cerezzo Foto: Ant?nio Olavo Cerezzo

Foto: Ant?nio Olavo Cerezzo Foto: Ant?nio Olavo Cerezzo

Os integrantes da banda na apresenta??o do Green Rock Festival.

Al?m dos mais novos integrantes da tripula??o, o grupo vem com g?s total. E o reencontro com os "terr?queos" sempre promete muita emo??o e muito rock n' roll. M?sicas in?ditas, repert?rio de covers recauchutado, novo show. Al?m, ? claro, do CD demo, rec?m-lan?ado, Demo quatro sem sair de cima, trabalho autoral do grupo, definido por eles mesmos como "um petardo tosco, despirocado esporrento e totalmente alien?gena".

Caldeir?o de Marte
As apresenta?es t?m 25% do repert?rio formado de m?sicas compostas pelo grupo. O resto ? cover. Covers que v?o do "rock n' roll primitivo dos Beatles e Rolling Stones, passando pelo punk dos Ramones, pelo heavy rock do Steppenwolf, pela veia bluseira de Eric Clapton, o rock sulista do Creedence, o p?s grunge do Stone Temple Pilots e, claro, p?rolas escondidas e cl?ssicos do rock brazuca dos anos 70, 80 e 90, como Rita Lee, Plebe Rude, Capital Inicial, Bar?o Vermelho, Paralamas do Sucesso, Legi?o Urbana, Wander Wildner e Jorge Cabeleira. Sons que ganham unidade na ?nica maneira que a banda sabe fazer rock n roll: a maneira Martiataka", ufa!

Segundo explica o vocalista da banda, W. Del Guiducci, "o Martiataka ? como uma banda de rock brasileira dos anos 80 que toca como uma banda de rock americana dos anos 70". Resumindo: "o som das guitarras ? muito importante, o baixo e a bateria s?o pesados, mas sem chegar a ser heavy metal. A gente faz um rock que mistura o mel?dico do blues ao agressivo do punk", diz.

Os trabalhos autorais - oito m?sicas j? est?o prontas - s?o bem f?ceis de assimilar, define Del. "Mundo Bar o p?blico j? canta o refr?o. As outras m?sicas nossas a gente toca no meio do repert?rio de covers para medir a rea??o do pessoal. Se continuam dan?ando e curtindo, ? sinal de que o trabalho est? legal". Clique aqui e ou?a o trecho de outras faixas.

Foto: Alexandre Silveira Foto: Alexandre Silveira Foto: Alexandre Silveira

Foto: Alexandre Silveira Foto: Alexandre Silveira

Os integrantes na festa do primeiro anivers?rio da banda

? big, ? big, ? big
Com a experi?ncia de quem j? tocou ao lado de feras como Raimundos e Sepultura no Green Rock Festival, evento que reuniu 42 bandas em dois dias de apresenta??o em setembro passado, o Martiataka completa em abril dois anos de exist?ncia com "muita estrada para andar e muito rock n' roll para tocar".

Pela frente, a finaliza??o de quatro ou cinco m?sicas para incluir no CD - eles j? t?m outras oito prontas - que a banda pretende gravar ainda este ano. Agora ? esperar para ver. E ouvir...

Fique por dentro de todas as novidades do Martiataka. Entre na p?gina da banda, clicando aqui. Para conferir onde o grupo se apresenta, fique de olho na nossa Agenda.